Buscar

Pessoal, alguem pode me ajudar com a explicacao de MATERIALISMO HISTORICO E DIALETICO DE KARL MARX?

PRECISO ENTENDER O SIGNIFICADO DE MATERIALISMO HISTORICO E DIALETICO

💡 2 Respostas

User badge image

Débora Rocha Silva

Materialismo Histórico - Um tipo de estudo da sociedade, da economia e da história, em que tenta-se demonstrar que é na "exploração" que se encontra a forma mais essencial de se explicar as relações entre os indivíduos (durante o feudalismo eram os servos os oprimidos pelos senhores, no capitalismo seria a classe operária pela burguesia).

Materialismo dialético - Se a dialética é a arte do diálogo, da contraposição e da contradição de idéias a fim de levar a outras idéias, o materialismo dialético seria a arte de dialogar, contrapor e contradizer as nuances da sociedade (materialista sengundo o marxismo) a fim de levar a novas descobertas. Marx sempre utilizou o método dialético para explicar as mudanças ocorridas na humanidade. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava nos elementos contraditórios a resposta p/ a transformação num novo fato. Ele identificou na História os seguintes estágios de desenvolvimento: o asiático, o escravista, o feudal e o burguês. Ou seja, dividiu a história em períodos conforme a organização do trabalho. Marx desenvolveu então uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada que constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais - sendo então que a realidade não é estática, mas dialética e em transformação pelas suas contradições internas. Assim, a base material ou econômica constitui a "infra-estrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "superestrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas e ideológicas. No processo histórico, essas contradições seriam geradas segundo ele, pelas lutas entre as diferentes classes sociais.

9
Dislike0
User badge image

Edilair Martins

Quero saber se tem algum gabarito de prova arrespeito dessa prova
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais