Buscar

Do ponto de vista biofísico as nossas córneas são fundamentalmente:

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Xavier

lentes

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Embora a córnea seja clara e pareça não ter substância, ela é na verdade um grupo altamente organizado de células e proteínas. Ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, a córnea contém, em circunstâncias normais, nenhum vaso sanguíneo para nutrir ou protegê-lo contra infecções. Em vez disso, a córnea recebe seu alimento das lágrimas e do humor aquoso que enche a câmara atrás dela.


A córnea deve permanecer transparente para refratar a luz adequadamente, e a presença até mesmo dos menores vasos sanguíneos pode interferir nesse processo. Para ver bem, todas as camadas da córnea devem estar livres de qualquer área opaca ou opaca.


O endotélio é a camada mais fina e mais interna da córnea. As células endoteliais são essenciais para manter a córnea clara. Normalmente, o fluido vaza lentamente do interior do olho para o estroma. A principal tarefa do endotélio é bombear esse excesso de fluido para fora do estroma. Sem essa ação de bombeamento, o estroma incharia com água, tornaria nebuloso e, em última instância, opaco.


Em um olho saudável, um equilíbrio perfeito é mantido entre o fluido que se move na córnea e o fluido sendo bombeado para fora da córnea. Uma vez que as células do endotélio são destruídas por doença ou trauma, elas são perdidas para sempre. Se muitas células endoteliais forem destruídas, o edema corneano e a cegueira ocorrerão, com o transplante de córnea a única terapia disponível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais