Buscar

como saber exatamente o sexo de um piriquito?

💡 2 Respostas

User badge image

Andréia Oliveira

Com os papagaios, fazemos teste de DNA, para saber o sexo.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

Os fatores que interferem na determinação do sexo em aves são muito difíceis, pois os filhotes raramente apresentam diferenças morfológicas. De maneira geral pode ser realizado considerando a expressão genética do cariótipo, e conhecendo os mecanismos de expressão de cromossomos sexuais nessas espécies. Em testes genéticos, o sexo pode ser definido com a herança dos cromossomos sexuais. Sabe-se que os cromossomos sexuais das aves podem ser ZZ para o macho e ZW para as fêmeas desse grupo. É observado que a configuração dos cromossomos acontece de maneira inversa ao das espécies humana, mas obedece aos mesmos critérios de identificação.


 

Resolução:

O teste genético para essa determinação exata pode ser realizada através da identificação da presença de dois genes chamados CHD, que estão localizados nos cromossomos sexuais. O gene CHD-W está presente no cromossomo W, e é único nas fêmeas, que vai apresentar uma configuração genotípica ZW, enquanto os machos vão apresentar o gene CHD-Z que ocorre nos dois sexos, mas que está presente nessa dose apenas nos machos, e esta apresentará uma configuração genotípica ZZ. Esse é um teste que se baseia na aplicação pela técnica de PCR. Nessa técnica é utilizada a informação do núcleo de uma célula somática para identificar no seu núcleo a presença desse gene.


 

Conclusão:

A identificação do sexo nas aves pode ser realizado pela presença do gene específico determinante para o sexo dessas espécies, e se baseia na amplificação da técnica de PCR.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais