Buscar

Podemos resumir conceitualmente que o Capital de Giro tem por finalidade:

Compensar o aumento do nível de estoque de produtos acabados.
  Dispensar a necessidade da empresa de aumentar seus estoques de produtos em processo.
  Dar cobertura financeira ao caixa no período que compreende o pagamento de fornecedores e o recebimento dos clientes.
  Igualar a diferença entre o ativo fixo e o passivo circulante.
  Reduzir a inadimplência dos maus pagadores.

💡 1 Resposta

User badge image

Invisible

capital de giro tem por finalidade suprir a empresa de recursos financeiros necessários para a realização das suas operações, ou seja, comprar e vender mercadorias/produtos. O capital de giro de uma empresa é formado pelos valores em Caixa, em Estoques e em Contas a Receber.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O capital de giro, também conhecido como capital de giro líquido, é a diferença entre o ativo circulante de uma empresa , como caixa, contas a receber (contas a pagar de clientes) e estoques de matérias-primas e produtos acabados e passivos circulantes , como contas a pagar.

O capital de giro é uma medida da eficiência operacional de uma empresa e de sua saúde financeira de curto prazo. O índice de capital de giro (ativo circulante / passivo circulante), ou índice de liquidez corrente, indica se uma empresa possui ativos de curto prazo suficientes para cobrir sua dívida de curto prazo. Um bom índice de capital de giro é considerado algo entre 1,2 e 2,0. Um índice inferior a 1,0 indica capital de giro negativo, com possíveis problemas de liquidez , enquanto um índice acima de 2,0 pode indicar que uma empresa não está utilizando seus ativos excedentes de forma eficaz para gerar a receita máxima possível. Portanto, a função do capital de giro é  dar cobertura financeira ao caixa no período que compreende o pagamento de fornecedores e orecebimento dos clientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais