Buscar

Qual a diferença entre eficiência e eficácia.

Li sobre isso no livro teorias da administração. Sugestão para o portifólio. Gostaria de saber mais detalhes.

💡 8 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

» Paulo Krieser define:

 

Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão do caminho a seguir. Eficácia está relacionada à escolha e fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência

De acordo com Peter Drucker: "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas".

 

» Bernardo Leite enfatiza:

 

1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão!

 

(...) vamos a outro exemplo: Qual a Missão da área de manutenção de ar condicionado?

Mais uma vez a resposta natural seria: consertar ar condicionado, que é uma resposta também errada. Consertar ar condicionado é o que a área de manutenção faz para alcançar a sua Missão que é: AR CONDICIONADO FUNCIONANDO!

O que isto quer dizer? Isto quer dizer que se provoca um grande desvio na qualidade da contribuição das pessoas fortalecendo-se a atividade muitas vezes distanciada do objetivo. Freqüentemente a área de manutenção de ar condicionado é medida pelo tempo que gasta consertando ar condicionado quando deveria ser medida pelo tempo que não gasta consertando, ou seja, pelo tempo de funcionamento do equipamento. Esta é a medida da sua eficácia.

Percebam então o enorme dano que esta situação causa nos resultado individuais e globais das organizações. 

Ao se privilegiar as medidas que acompanham o esforço da realização pode-se perder a relação com o resultado desse esforço. Em nome disso muitas realizações dentro das organizações são, o que costumamos chamar de olhar o próprio umbigo, perdendo-se a avaliação do nível de agregação de valor aos objetivos da organização. E o que conta, cada vez mais, é exatamente o nível de agregação de valor de cada profissional, de cada departamento, de cada organização. Para isso é fundamental trabalhar-se com indicadores!

 

» António Jesus concluí:

 

A eficácia mede o grau de satisfação e o alcance dos objetivos, face aos resultados obtidos. Quanto mais eficaz for uma tarefa, maior o nível dos resultados e maior a satisfação. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos pré-estabelecidos.

Por exemplo, produzir quinhentas mesas por dia com o mínimo de desperdício de madeira. Aqui o objetivo é produzir quinhentas mesas. Ao ser atingido, a eficácia é máxima. No entanto, a eficiência só será máxima se for realmente desperdiçado o mínimo de madeira.

Na prática, a eficácia é simples de se medir. Já a eficiência é mais complicada, mas advém sobretudo da instauração de novos métodos de produção, da automatização de procedimentos e da tecnologia presente. Assim, ganhos de eficiência traduzem-se geralmente por diminuições de custos.

 

FONTES NA INTERNET:

♦ http://www.baguete.com.br/colunistas/colunas/51/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia

♦ http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/eficiencia-e-eficacia/361/

♦ http://www.portal-gestao.com/gestao/item/6196-qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a-entre-efici%C3%AAncia-e-efic%C3%A1cia.html 

1
Dislike0
User badge image

Flavio Henrique Lobato


As duas palavras confundem um pouco na nossa percepção e as vezes nos questionamos, será que existe uma relação entre as palavras? Parece um trocadilho entre elas. Analisando as duas palavras, sim existe uma diferença no desenvolvimento do processo. A Eficácia só acontece se a Eficiência no sentido da palavra for executada.

A primeira palavra Eficiência segundo as boas práticas da ITIL “Uma medida para identificar se a quantidade correta de recursos foi usada para entrega de um processo, serviço ou atividade. Um processo eficiente alcança seus objetivos com a quantidade mínima necessária de tempo, dinheiro, pessoas ou outros recursos” e no caso a palavra Eficácia segundo a ITIL – “Uma medida para identificar se os objetivos de um processo, serviço ou atividade foram atingidos. Um processo ou atividade é eficaz quando atinge os seus objetivos acordados”.

Para quem não conhece a palavra ITIL (ITIL ® uma marca registrada do Office of Government Commerce, e registrada no U.S. Patent and Trademark Office) o significado desta palavra “Information Technology Infrastructure Library” – trata-se de um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI).

Voltando no assunto, ambas as palavras possuem uma ligação de dependência nas avaliação de processos.

Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.Tudo começa como por exemplo o início de um mensuração e avaliação de uma atividade e no decorrer desta atividade, eu reconheci que houve uma eficiência, que pode ser desde de uma melhoria contínua ou até mesmo uma correção que foi aplicado neste processo e que ao mesmo tempo conseguimos melhorar sem haver perda de tempo, dinheiro.

Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, executar esta coisa de forma mais produtiva e eficaz. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

O próprio Peter Drucker (Pai da Administração Moderna) comenta que ” Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

Conclusão – Não adianta apenas a eficiência sem a eficácia, o termo eficaz consegue achar uma maneira mais rápida e simples de fazer um determinado procedimento. Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. Eficiência é fazer alguma coisa certa, correta, sem muitos erros. Eficácia é fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera, é fazer “a coisa certa” , ou seja , a coisa que leve ao resultado almejado. A eficácia é primordial, imprescindível e a eficiência é desejável. O eficiente porém quando não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz mas não é eficiente, tem algumas chances de atingir bons resultados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ITIL ®Glossário de Termos, Definições e Acrônimos Versão v3.1.24, 11 Maio 2007 (Versão v2.0 da edição em Português do Brasil);

CBN, http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-julio/2012/12/11/QUAL-A-DIFERENCA-ENTRE-A-EFICIENCIA-E-A-EFICACIA.htm

1
Dislike0
User badge image

MARIA DA CONCEICAO COSTA ARAUJO

Produção é ação destinada a elaboração, criação, fabricação de bens e serviços.
Produtividade é a relação entre o que é produzido pelos empregados e recursos utilizados.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais