Buscar

Qual a diferença e a semelhança entre o potencial de ação cardíaco e neural?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa

O potencial de ação é um evento que abrange a despolarização e repolarização da membrana das células excitáveis; no nosso caso, as células cardíacas. Ele é responsável, nos neurônios, pela liberação das vesículas que contêm neurotransmissores. Nas células cardíacas, seu objetivo final é a contração do miocárdio, responsável pelo bombeamento de sangue pelo coração.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Conforme o músculo cardíaco relaxa, os ventrículos enchem-se de sangue. A contração cardíaca tem lugar em dois estágios. Primeiro, os átrios direito e esquerdo começam a se contrair quase que simultaneamente. Depois de um intervalo de 50 – 150 ms, os ventrículos direito e esquerdo começam a se contrair quase que simultaneamente. A contração atrial ajuda a completar o enchimento dos ventrículos com sangue, a contração ventricular ejeta sangue para fora do coração, o sangue é ejetado do ventrículo direito para a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo para a aorta. Depois desta contração ventricular, o coração relaxa e os ventrículos começam a se encher novamente. A seqüência de contractilidade é iniciada e organizada por um sinal elétrico, um potencial de ação propagado de célula a célula muscular, através do coração. 


O mecanismo de contração do músculo cardíaco é bastante similar ao do músculo esquelético: Ambos os músculos cardíacos e esqueléticos são estriados e apresentam as mesmas estruturas básicas como: fibras musculares, miofibrilas, bandas claras e escuras (banda A, I e Z), sarcômeros, filamentos delgados, moléculas de actina e miosina e pontes transversais.

Embora a base molecular da contração seja a mesma em músculos cardíacos e esqueléticos, os dois tipos musculares diferem em relação à ligação elétrica entre células vizinhas, e essa diferença tem conseqüências importantes. As células musculares esqueléticas individuais estão eletricamente isoladas umas das outras. Os potenciais de ação não podem pular de uma célula muscular para outra.


Um potencial de ação é iniciado em uma célula muscular esquelética sob a ação da acetilcolina, que é liberada como neurotransmissor do neurônio somático motor. A acetilcolina promove a abertura dos canais de Na que despolarizam a célula muscular até o limiar para a formação de um potencial de ação.

As células vizinhas podem ou não contrair ao mesmo tempo. Já as células do músculo cardíaco são ligadas eletricamente umas as outras, quando um potencial de ação inicia-se em uma única célula muscular cardíaca, ele é propagado ao longo da célula e inicia o potencial de ação na célula vizinha.


O potencial de ação do músculo cardíaco espalha-se célula a célula através do tecido cardíaco, as células cardíacas vizinhas se contraem em sincronia, como uma unidade; e então todas relaxam. Então o tecido muscular cardíaco comporta-se como uma única célula. Por isso o músculo cardíaco é tido como um sincício funcional (comporta-se como uma única célula). O músculo esquelético não é capaz de provocar este comportamento.

fonte:http://www.geocities.ws/equipecv/fisiologia/ativeletrica.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais