Buscar

modelos de analise de viabilidade do projeto

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante Nerd

Fonte https://www.jrmcoaching.com.br/blog/analise-de-viabilidade-de-um-projeto-entenda-sua-importancia-para-empresa/

 

Realizar a análise de viabilidade de um projeto é fundamental para garantir que o investimento de tempo, dinheiro e mão de obra trará os resultados esperados. Embarcar num novo e complexo projeto sem essa rede de segurança, além de imprudente, pode significar, em longo prazo, grandes prejuízos para a sua empresa. Sendo assim, é fundamental trabalhar com ferramentas de análise completas.

O Que é a Análise de Viabilidade de um Projeto?

Basicamente, a análise de viabilidade de um projeto consiste numa avaliação feita a partir de ferramentas e técnicas a fim de verificar a disponibilidade de recursos financeiros, físicos e oportunidades de ganhos em determinadas atividades. A partir desse estudo, é possível traçar o tempo de retorno do investimento de maneira a estimar o quanto o mesmo é válido.

Qual a Importância da Análise de Viabilidade de um Projeto?

Listei abaixo os principais tópicos que tornam essa análise fundamental para que se verifique a viabilidade dos projetos a serem desenvolvidos.

Precisão das Informações

A análise de viabilidade exige precisão nos dados, de maneira que as respostas obtidas nas previsões se mostrem exatas ou muito próximas da realidade. Ter esses dados em mãos é muito importante para que o projeto saia do papel.

Planejamento Eficiente

Para que se possa fazer uma análise completa, é essencial que haja a definição das problemáticas a serem sanadas, bem como dos objetivos esperados. Então, quando se faz essa análise também se têm, consequentemente, melhores soluções para eventuais problemas que venham a surgir.

Projeções Claras

A linha-guia de uma análise de viabilidade de um projeto é trabalhar com a coleta e verificação de dados para fazer projeções. A ideia é ter em mãos a informação financeira sobre quanto se poderá ganhar e em quanto tempo.

Segurança na Tomada de Decisões

Com certeza, a principal razão para se fazer uma análise de viabilidade de um projeto é ter segurança para dar andamento ao trabalho. Por meio da verificação das variáveis se tem um cenário esboçado, que permite saber se há ou não vantagens aparentes em realizar determinado projeto. Trata-se da realização de um estudo prévio que permite saber onde se está pisando.

Comunicação Com Todos os Colaboradores da Equipe

Os resultados da verificação realizada por essa análise podem ser usados para estabelecer uma comunicação empresarial mais efetiva com os demais colaboradores. Uma das grandes dificuldades comunicativas dentro das médias e grandes empresas diz respeito à dificuldade que existe em fazer a disseminação das informações.

Como podemos perceber, o estudo de viabilidade de um projeto é fundamental para se certificar dos possíveis ganhos, bem como dificuldades. Dessa forma, antes de entrar de cabeça em um novo projeto é importante saber o quanto o mesmo é viável. Use este instrumento a favor do seu negócio, evite transtornos e aumente suas chances de bom retorno sobre seus investimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais