Buscar

Fisiologia

Qual o tipo de receptor responsável por não sentirmos bem o gosto dos alimentos quando estamos resfriados?

💡 2 Respostas

User badge image

Adonay Cordeiro

olá Juliana vamos lá vou tentar ser direto. isso depende muito de qual a intenção da sua pergunta. por que se o problema for focado no resfriado então os receptores que estamos falando estao no nariz e aí como o olfato é capaz de sentir 20 mil cheiros diferentes vamos ter que observar zonas do olfato e suas correlações com o cérebro e percepção de prazer é memória gustativa. ja quando falamos da boca e lingua os receptores são as papilas gustativas porém estas são capazes de reconhecer 4 ou 5 sabores depedendo do autor. Desculpe se não cheguei aonde vc queria.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Porque o resfriado faz nossa cavidade nasal ficar com grande quantidade de muco (catarro), que cobre os receptores olfatórios e os impede de captar as sensações de odor.Na realidade o sabor está sendo percebido pela língua,mas "falta" o aroma.Lembrando que estes também são chamados de sensores quimiorreceptores. 


Os cílios das células olfatórias possuem moléculas receptoras especificas para determinadas moléculas odoríferas e quando ambos se encaixam, a célula sensorial gera impulsos elétricos (ou impulso nervoso). O sinal nervoso é enviado para o cérebro, onde, finalmente, a interpretação ocorre. A especificidade entre o receptor e molécula odorífera é tanta que a molécula d-carvona evoca o cheiro da semente de alcaravia (um tipo de cominho árabe) mas se ela for modificada para l-carvona, evocará o cheiro de hortelã!

fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sentido2.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais