Buscar

O que é juízo de retratação e em quais circunstâncias é permitido?

conceito e aplicação

💡 2 Respostas

User badge image

Lyra

juízo de retratação é a possibilidade de o juiz modificar a sentença publicada em razão de um recurso. Em regra, publicada a decisão o juiz esgota sua jurisdição. Alguns recursos, porém, permitem que o juiz "mude de ideia" e reforme sua própria decisão -> é o caso do juizo de retratação. Exemplos: agravo de instrumento, apelação da decisao que rejeita a inicial, apelação da decisão que julga improcedente a ação ab initio (esqueci o artigo..matéria exclusivamente de direito, improcedência, precedentes iguais no juízo)

2
Dislike0
User badge image

leandro pereira

Ementa: HABEAS CORPUS. ROUBO TRIPLAMENTE AGRAVADO. DOSIMETRIA. PENA-BASE.FIXAÇÃO ACIMA DO MÍNIMO LEGAL. CIRCUNSTÂNCIAS DO CRIME. EXASPERAÇÃODA REPRIMENDA JUSTIFICADA. DESPROPORCIONALIDADE ENTRE OS FUNDAMENTOSESPOSADOS E O QUANTUM DE REPRIMENDA IRROGADO. CONSTRANGIMENTO ILEGALEM PARTE EVIDENCIADO. MITIGAÇÃO DEVIDA. 1. Embora esteja justificada a necessidade de se impor maiorreprimenda ao paciente pelos delitos de roubo triplamente agravadocom base nas circunstâncias reprováveis em que cometidos osilícitos, mostra-se desproporcional a fixação da pena-base 3 (três) anos acima do mínimo legal com fundamento em apenas umacircunstância judicial negativa.ROUBO. TRÊS MAJORANTES. AUMENTO DA PENA DE 1/2 (METADE). PRESENÇA DECIRCUNSTÂNCIAS QUE INDICAM A NECESSIDADE DE EXASPERAÇÃO ACIMA DAFRAÇÃO MÍNIMA. MOTIVAÇÃO CONCRETA. ESCOLHA DO QUANTUM DE AUMENTOFUNDAMENTADA. CONSTRANGIMENTO AUSENTE.1. É entendimento deste Tribunal que a presença de três causas deespecial aumento previstas no § 2º do art. 157 do CP pode exacerbara pena acima do patamar mínimo de 1/3 quando as circunstâncias docaso concreto assim autorizem. 2. Verificando-se que a imposição e manutenção da fração de aumentode 1/2 (metade), na terceira etapa da dosimetria, não foi apenas combase na quantidade de majorantes, mas em razão das particularidadesdo caso concreto - crime cometido por quadrilha especializada emroubo de carga de caminhões, com a presença de quatro agentes,portando armas de fogo e que mantiveram a vítima com sua liberdaderestrita por várias horas - indicadoras da necessidade de maiorreprovabilidade, não há o que se falar em constrangimento ilegal aser sanado através da via eleita.ROUBO. CONFISSÃO EXTRAJUDICIAL. RETRATAÇÃO EMJUÍZO. UTILIZAÇÃO PARAA CONDENAÇÃO. ATENUANTE CONFIGURADA. RECONHECIMENTO E APLICAÇÃO NASENTENÇA. AFASTAMENTO PELO TRIBUNAL. COAÇÃO ILEGAL PRESENTE.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais