Buscar

Considerando as três assertivas abaixo

Considerando as três assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: I ¿ Quando se trata da análise do conceito de consumidor deve ser observada a teoria finalista porque é a adota de forma predominante no ordenamento jurídico. II ¿ Nos casos de revisão da cláusula contratual em razão de onerosidade excessiva, no âmbito do CDC, deve ser observada a teoria da imprevisão. III ¿ A inversão do ônus da prova sempre se faz presente nos casos que envolver relação de consumo.  Quest.: 6   Somente a I está correta.   Nenhuma está correta.   Apenas a II e III estão corretas.   Apenas a I e II estão corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

Túlio Silva

A primeira assertiva está correta. A teoria Finalista preceitua que destinatário final é todo aquele que utiliza o bem como consumidor final, de fato e econômico. De fato porque o bem será para o seu uso pessoal, consumidor final econômico porque o bem adquirido não será utilizado ou aplicado em qualquer finalidade produtiva, tendo o seu ciclo econômico encerrado na pessoa do adquirente. É esse o entendimento do art. 2º do CDC.

Em relação à segunda assertiva, a teoria da imprevisão prevê que na vigência de um contrato de execução continuada ou de duração, que seja oneroso e comutativo, ocorrendo acontecimentos posteriores à celebração do contrato, que sejam extraordinários e imprevisíveis, e que causem a excessiva onerosidade da prestação de uma das partes em benefício da outra, que, por sua vez, experimenta um enriquecimento correspondente, poderá o contratante prejudicado pleitear a resolução do contrato, podendo o contratante beneficiado oferecer a revisão do contrato, a fim de reequilibrar as prestações e manter o vínculo. Assim, ela ´uma ferramenta que pode ser utilizada quando da aplicação do CDC, tornando a assertiva correta.

Em relação à assertiva 3, o artigo 6º, VIII do CDC prevê que é direito do consumidor a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências. Todavia, sua aplicação ficará a critério do juiz, de acordo com a situação do caso, onde deverá ser demonstrada a hipossuficiência ou verossimilhança das alegações. Portanto, a assertiva está errada.

Enão, a alternativa correta é D

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

RESPOSTA: Somente a alternativa I está correta.

I – CORRETA. A Teoria Finalista de fato é a mais aceita no Brasil, principalmente no âmbito do STJ

II – ERRADO. O CDC não adotou a Teoria da Imprevisão, e sim a Teoria do Rompimento da Base Objetiva do Negócio Jurídico. É o que se depreende da análise do art. 6º, V, CDC.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

III – ERRADO. A inversão do ônus da prova não é automática. Depende de fundamentação já que o CDC adotou a teoria da distribuição dinâmica do ônus da prova (art. 6º, VIII, CDC)

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais