Buscar

o que acontece quando o fluido refrigerante pecorre o condensador?

💡 4 Respostas

User badge image

Samuel Mendonça

Depende primeiro de que tipo de sistema você esta se referindo. Se é um condensador com fluido liquido a temperatura ambiente ou gasoso em temp. ambiente. Genéricamente o fluido refrigerante, entra no sistema (no caso trocadr térmico ou condensador) numa temperatura inferior a fonte quente. De acordo com a segunda lei da termodinâmica, espontaneamente o fluxo de calor funcionará da seguinte maneira, sempre da fonte de maior temperatura para a de menor temperatura. Por vez o fluido refrigerante irá deixar o sistema com uma T mais elevada do que quando entrou. Se o seu sistema for de refrigeração com fluído liquido entao após esta etapa de troca térmica ele seguirá para um resfriador, podendo ser um radiador, chiller ou uma torre de resfriamento. Agora se o seu sistema for de fluído gasoso, ele irá seguira para um ciclo de refrigeração por compressão e evaporação que visa remover calor de uma fonte fria e transferi-lo para uma fonte quente usando energia mecânica. O funcionamento depende de um fluido de refrigeração adequado que evapora a baixa temperatura em uma pressão também baixa no vaporizador absorvendo o calor da fonte fria. O vapor gerado é então comprimido até uma pressão suficientemente alta para que condense na temperatura da fonte quente onde o calor absorvido e a energia mecânica consumida são rejeitados. Após a condensação, o líquido expande em uma válvula gerando uma mistura bifásica que alimenta o vaporizador. Os fluidos de refrigeração devem possuir algumas características importantes: 1. vaporizar em temperatura menor que a fonte fria na pressão do vaporizador; 2. condensar em temperatura maior que a fonte quente no condensador; 3. possuir alta entalpia de vaporização; 4. ser facilmente comprimido; 5. não ser tóxico, corrosivo, inflamável, explosivo ou instável nas condições do ciclo; 6. ser disponível e barato. Entre os fluidos de refrigeração mais importantes podemos citar a amônia, o propano e toda a família do clorofluorcarbonos. 

1
Dislike0
User badge image

Duarte Silva

Passa do estado de vapor para o estado liquido (condensa), liberta calor atravez do condensador e passa a um estado menos energético, logo com menos temperatura. esta troca de calor com a fonte fria pode ser utilizada para aumentar a temperatura da fonte fria (interior de uma habitação por exemplo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais