Buscar

Introdução ao Direito Constitucional - Turma 02 A

💡 1 Resposta

User badge image

Beatriz Souza

O Direito Público fundamental por referir-se diretamente à organização e funcionamento do Estado, à articulação dos elementos primários do mesmo e ao estabelecimento das bases da estrutura política. (SILVA, 1992, p.36).

 

 

Registramos também o conceito de Uadi Lammêgo Bulos, que assim diz:

 

 É o conjunto de normas supremas, encarregadas de organizar a estrutura do Estado e delimitar as relações de poder. Pelo estudo do Direito  Constitucional, deparamos com a essência do pacto fundante do ordenamento supremo de um povo: a Constituição. Por isto, Direito Constitucional e Constituição são idéias que se complementam. A sua importância é enorme. Basta ver que todos os ramos do fenômeno jurídico baseiam-se no Direito Constitucional. (BULOS, 2012, p.79).

 

 

Outro conceito, também podemos  encontrar na obra de Gilmar Ferreira Mendes e Paulo Gustavo Gonet Branco, que assim dizem:

 

O Direito Constitucional é o ramo do estudo jurídico dedicado à estrutura básica do ordenamento normativo. Nele se examinam as regras matrizes de todo o direito positivo. Nessa disciplina, até por isso, encadeiam-se princípios – as causas primeiras – do Direito Administrativo, Tributário, Processual, Penal e Privado. (MENDES e BRANCO, 2013, pág. 37).

 

E ainda em Luciana Russo vemos que o Direito Constitucional é

 

O ramo do Direito Público que estuda, sistematiza e interpreta as normas fundamentais de organização de um Estado. Dele decorrem todas as demais normas do ordenamento jurídico. (RUSSO, 2013, página. 19).

 

 

O Direito Constitucional assume a missão de apresentar racionalmente, à sociedade um pensamento reflexivo sobre diversos assuntos, permitindo uma coerência existencial do ser humano no mesmo planeta. Respeito, coerência, convivência e finalmente sobrevivência passam por aspectos constitucionais, que estão construídos num texto muito importante chamado de Constituição e nele todos os demais ramos do conhecimento jurídico, no Estado Democrático de Direito, frutificam de forma plausível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais