Buscar

em quais tipos de decisões o estudo do oligopolio oferece bons elementos para o processo decisório de um gestor

💡 3 Respostas

User badge image

heverton costa

obrigado

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O oligopólio é uma estrutura de mercado com um pequeno número de empresas, nenhuma das quais consegue impedir que as outras tenham influência significativa. O índice de concentração mede a participação de mercado das maiores empresas. Um monopólio é uma empresa, o duopólio é duas empresas e o oligopólio é duas ou mais empresas. Não há limite superior preciso para o número de empresas em um oligopólio, mas o número deve ser baixo o suficiente para que as ações de uma empresa influenciem significativamente as outras.

Uma questão interessante é por que esse grupo é estável. As empresas precisam ver os benefícios da colaboração sobre os custos da guerra econômica, então concordam em não competir e, em vez disso, alocar os benefícios da colaboração. Eles devem evitar trapacear, o que levaria a uma guerra econômica. Tais guerras podem ser travadas através de preços, ou através de ataques a territórios ou listas de clientes. Os governos responderam aos oligopólios com leis contra fixação de preços e conluio. No entanto, se um cartel pode fixar o preço se operar fora do alcance dos governos.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais