Buscar

Adote a seguinte premissa: na Comarca de Vitória existe, previsto na Lei de Organização Judiciária, Juízo Privativo de Falência.

"A" propõe ação de falência endereçando-a a um dos Juízos Cíveis da Comarca de Vitória. O Juiz, ao recebê-la, sem qualquer provocação do réu, profere decisão declarando sua incompetência, e determina a remessa dos autos do processo ao Juízo de Falência. Agiu com acerto? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

juliana de albuquerque

Conforme o art. 64, par. 1°, do CPC, a incompetência absoluta pode ser declarada a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição. Havendo, como no caso em tela, um juízo competente para tratar somente sobre matéria de falência, agiu acertadamente o magistrado em remeter os autos ao juízo competente, posto que ele procedeu com fulcro do dispositivo supracitado, que versa sobre a competência absolutaem razão da matéria é que, por ser de interesse público, deve ser declarada de ofício, sem necessidade de provocação de qualquer das partes
1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Agiu corretamente o Juízo.

No caso em tela, a competência é fixada em razão da matéria (falimentar), não sendo possível que as partes convencionem acerca dessa questão, sendo, pois, competência absoluta, o que desafia sua declaração inclusive de ofício, nos termos do CPC/015:

Art. 62. A competência determinada em razão da matéria, da pessoa ou da função é inderrogável por convenção das partes.

(...)

Art. 64. A incompetência, absoluta ou relativa, será alegada como questão preliminar de contestação.

§ 1º A incompetência absoluta pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição e deve ser declarada de ofício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais