Buscar

Porque no pós-choque medular o arco reflexo permanece intacto?

''Lesão total de medula espinal no plano transverso na altura de T7.Ao exame os reflexo patelares e aquileus se mostrvam,exacerbados.Paciente paraplégico.

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Spinelli

A lesão total ao nícel de T7 acabou com as ligações da medula abaixo desse nível e o encefalo (explicando a paraplegia). Contudo, o arco reflexo independe do encefalo para occorer, pois a primeira sinapse ocorre no próprio nível medular, ativando o neuronio motor do músculo estirado (no caso quadríceps femoral e o gastrocnemio), gerando o reflexo, explicando, pois, o arco reflexo, mesmo após a lesão. Por fim, como explicar a exarcebação? Simples, o encéfalo age nesse arco reflexo inibindo o neuronio motor, mas como no caso houve lesão dessa via, não há mais essa inibição, explicando o reflexo exarcebado. 

Acredito que de modo simplista seja isso.

6
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Você citou a lesão total de medula espinal no plano transverso na altura da vértebra toráxica (T7). E isto é muito característico em lesões deste tipo Vitor. O arco reflexo permanece aparentemente preservado pois foi como você descreveu, na verdade se mostram exacerbados. A resposta à sua pergunta é porque ocorre a espasticidade; que é uma inflexibilidade ou rigidez muscular. Também chamada de "tensão" incomum ou aumento do tônus muscular. Reflexos (por exemplo, um reflexo do joelho) mais forte ou exagerado. Condição esta que pode interferir com o andar, movimento ou fala e agravar em uma paraplegia. Normalmente é causada por danos à parte do cérebro envolvida em movimentos sob seu controle; e também pode ocorrer em função de danos aos nervos que vão do cérebro para a medula. Como você citou lesão medular na altura da T7.

 

Abçs

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais