Buscar

no que consiste a Química celular?

💡 1 Resposta

User badge image

Alexsandro Santos

As células são consideradas as unidades estruturais dos seres vivos. Elas são formadas por substâncias inorgânicas, como a água e alguns minerais; e orgânicas: os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. Essas substâncias propiciam a realização de inúmeras transformações físicas e químicas que ocorrem em nível celular, e que permitem o funcionamento dos organismos vivos.

Na Biologia, a área responsável pelo estudo de tais substâncias, incluindo o metabolismo das células, é chamada Bioquímica. 

De todas essas substâncias, a água é a mais abundante. Ela está presente em inúmeras reações químicas, é utilizada no processo de dissolução de substâncias, dentre outros. Sua versatilidade está bastante relacionada à constituição que apresenta e à interação entre suas moléculas.

Os sais minerais são formados por íons e desempenham funções diversas, dependendo de qual tipo se trata. Um exemplo são os íons de hidrogênio, capazes de determinar o pH do meio, de acordo com a sua concentração.

Quanto às substâncias orgânicas, os carboidratos desempenham função energética e também estrutural. Já os lipídios atuam como reserva de energia e auxiliam na regulação térmica. As proteínas podem exercer atividade enzimática, hormonal ou imunitária. As vitaminas agem na prevenção de problemas de saúde e também como cofatores de reações enzimáticas. Finalmente, os ácidos nucleicos: responsáveis pelas heranças biológicas.

Graças à Bioquímica podemos compreender o que acontece conosco em nível celular e perceber o quanto o micro está diretamente relacionado aos aspectos macroscópicos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais