Buscar

Defina carboidratos, cite suas classes e as diferenças entre elas.

Defina carboidratos, cite suas classes e as diferenças entre elas.

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Carboidratos (hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que eles podem receber) são as principais fontes de energia dos sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também da formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. São compostos orgânicos com, no mínimo, três carbonos, todos ligados a uma hidroxila (-OH), com exceção de um, ligado a uma carbonila primária e secundária. Eles são classificados em monossacarídeos (constituídos de uma única carbonila na molécula); dissacarídeos (formados pela ligação glicosídica entre dois resíduos de monossacarídeos); oligossacarídeos (polímeros hidrossolúveis de monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas); e polissacarídeos (carboidratos complexos, formados por polímeros de monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas do tipo alfa ou beta).

0
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Os carboidratos (também chamados sacarídeos, glicídios, oses, hidratos de carbono ou açúcares), são definidos, como compostos orgânicos com, pelo menos três carbonos onde todos os carbonos possuem uma hidroxila, com exceção de um, que possui a carbonila primária (grupamento aldeídico) ou a carbonila secundária (grupamento cetônico). São classificados em:

Monossacarídeos: açúcares simples, constituem-se de uma única unidade aldeídica ou cetônica em sua molécula,

Dissacarídeos: são carboidratos  formados pela ligação glicosídica entre dois resíduos  de monossacarídeos.

Oligossacarídeos: polímeros hidrossolúveis de monossacarídeos, podendo possuir de  duas a dez unidades de monossacarídeos unidos covalentemente por uma ligação covalente  denominada glicosídica

Polissacarídeos: são carboidratos complexos, formados por cadeias muito longas de  unidades de monossacarídeos ligados entre si por ligações glicosídicas que podem ser do tipo  alfa ou beta.

18
Dislike3
User badge image

Simone Araújo França Costa

Os carboidratos, populamente chamados de açúcares, são também denominados hidrato de carbono, glícidios, glúcidios, glucosídios, ou sacarídeos. Eles são as principais fontes de energia da célula.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais