Buscar

Se a celulose e o amido são constituídos de polímeros de glicose, qual a justificativa de possuírem funções tão distintas?

Se a celulose e o amido são constituídos de polímeros de glicose, qual a justificativa de possuírem funções tão distintas?

💡 11 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Tanto o amido quanto a celulose são polissacarídeos formados por glicose e exercem importantes funções para o funcionamento da célula vegetal. O amido é a principal molécula de reserva energética, sendo armazenado em tecidos especializados, e sendo degradado quando o organismo precisa de energia. A celulose exerce uma função principalmente estrutural. Está presente nas paredes celulares dos vegetais. Além de dar forma, também tem uma importante função de proteção, já que impede a entrada de alguns microrganismos e que a célula sofra danos com a desidratação. Em termos moleculares, a principal diferença é estrutural, quanto ao tipo de ligações que possuem. O amido possui principalmente ligações do tipo α, enquanto a celulose possui ligações do tipo β. A celulose também possui uma estrutura mais linear, adquirindo mais resistência e tendo função estrutural.

3
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A diferença entre amido e celulose reside na estrutura química apresentada por eles e por isso, assumem funções diferentes nos organismos.  O amido possui sua estrutura em moléculas de glicose ligadas em espiral, o que dá suas características. A celulose as moléculas de glicose são ligadas de forma linear, uma ao lado da outra, à medida que a estrutura da celulose fica mais complexa, as camadas vão sendo sobrepostas formando uma rede.

34
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Como disse, o amido possui em sua estrutura moléculas de glicose ligadas, formando uma espécie de espiral. O amido tem dois componentes a amilose e a amilopectina unidas por ligações químicas simples. A amilose, que corresponde a 20% a 25% da maior parte dos amidos é uma grande cadeia de glicose, com milharess de unidades. A amilopectina também é formada por cadeias de glicose, mas as cadeias são ramificadas e as moléculas muito maiores.

já na celulose, essas mesmas moléculas de glicose estão ligadas em forma mais linear, como um fio, uma ao lado da outra, entretanto a estrutura vai ficando mais complexa à medida que as camadas vão sendo sobrepostas, formando uma espécie de rede. As ligações de hidrogenio entre a glicose na fita de celulose formam uma estrutura rígida .

 
 
 
8
Dislike0
User badge image

Gláucio Carvalho

A diferença esta no arranjo de encadeiamento das moléculas de glicose! Um é Alfa 1-4 e o outro é Beta 1-4. 

Cuidado, pois celulose não é madeira! Madeira é um compósito entre lignanos, celulose e hemi-celulose, principalmente, além de outros materiais em menor quantidade.

6
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais