Buscar

Qual é o polissacarídeo de reserva dos animais? E das plantas? Qual a diferença entre eles?

Qual é o polissacarídeo de reserva dos animais? E das plantas? Qual a diferença entre eles?

💡 6 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Amido e glicogênio são polímeros de glicose, com função importante de reserva calórica já que possuem glicose em sua composição que podem ser quebradas em processos como a glicogenólise, que libera glicose a partir do glicogênio. O glicogênio é a forma de armazenamento de energia nos animais, sendo encontrado principalmente no fígado e nos músculos e o amido, a fonte de armazenamento dos vegetais, encontrado nos tubérculos, por exemplo. Além da diferença de onde encontramos esses polímeros, o glicogênio tem estrutura diferente do amido, também, sendo mais ramificado e tendo uma estrutura espiralada. As ramificações do glicogênio são formadas por ligações alfa-1,6 entre os carbonos da glicose, que são ligações um pouco mais fortes. Essas ramificações também interferem no metabolismo, pois o aporte de glicose que o glicogênio pode liberar no mesmo período de tempo é superior ao do amido.

1
Dislike0
User badge image

pollyanna alves

Nas plantas, o polissacarideo de reserva energética mais comum é o amido, enquanto nos animais, este tipo de polissacarideos mais comum é o glicogenio

  • Amido - principal produto de reserva nutritiva vegetal , o amido é geralmente encontrado em órgão de reserva nutritiva, como raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 1.400 unidades de glicose) com ligação glicossídica.

    • Glicogênio - polissacarídeo de reserva nutritiva dos animais, o glicogênio é encontrado, principalmente, nos músculos. Também é produto de reserva dos fungos. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 30.000 resíduos de glicose) com ligação glicossídica e várias ramificações.

15
Dislike1
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Amido das plantas e glicogenio dos animais. 

5
Dislike1
User badge image

jovenito Durao chibanivo

o polissacarideos de reserva nos vegetais(plantas)é o amido, enquato que nos animais incluindo o homem é glicogenio.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais