Buscar

Diferencie amilopectina de glicogênio.

Diferencie amilopectina de glicogênio.

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A amilopectina é um polímero da glicose que constitui o amido. O amido é o carboidrato de reserva dos vegetais.  O glicogênio é a mais importante forma de reserva de carboidrato nos animais. O glicogênio assemelha-se à amilopectina devido a grande quantidade de ramificações que ambos apresentam, exceto pelo glicogênio ter um número maior de ramificações. As ramificações do glicogênio ocorrem em intervalos de 8-12 resíduos de glicose e na amilopectina esses intervalos ocorrem em 24 a 30 resíduos de glicose. Essa estrutura ramificada do glicogênio torna suas glicoses mais facilmente mobilizáveis em períodos de necessidade metabólica.

11
Dislike0
User badge image

Nathalia Cristine

O glicogênio é  a forma com que os animais armazenam energia,(reserva de energia muscular)e a amilopectina  é uma das composições do amido(Amilopectina e amilose) que é a reserva de enegia dos vegetais.

Olhe nestes sites(nele vc encontrará a resposta de outras suas perguntas):  http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amilose-e-Amilopectina/564834.html

http://www.brasilescola.com/quimica/amido.htm

 

4
Dislike2
User badge image

Danrley Silva

amilopectina é um polímero da glicose que constitui o amido. O amido é o carboidrato de reserva dos vegetais.O amido está formado por unidades de glicose unidas entre si que dão origem a dois moléculas diferentes: amilose e amilopectina.

A amilopectina é uma molécula de tamanho considerável e alto peso molecular. A amilopectina é muito mais abundante do que a amilose, constitui cerca de 75% de amido. Alguns amidos estão constituídos exclusivamente por amilopectina e são conhecidos como amidos cerosos.

Na amilopectina as moléculas de glicose encontram-se unidas em cadeias em uniões α(1-4). Além disso, apresenta ramificações de cadeias de glicose que unem-se mediante ligações α(1-6). Os produtos da hidrolise incompleta do amido chamam-se dextrinas.

O glicogênio é o principal polissacarídeo de reserva em animais, assim como o amido é o das plantas. Ele é um polímero formado por resíduos de glicose unidos por ligações glicosídicas. Estima-se que uma molécula de glicogênio contenha cerca de 60000 resíduos de glicose.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais