Buscar

Quais são as propriedades da água? Por que se diz que a água é um dipolo elétrico?

Quais são as propriedades da água? Por que se diz que a água é um dipolo elétrico?

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A água tem como principais características a alta capacidade de dissolução, forte tensão superficial, elevada capacidade térmica e viscosidade e alto calor específico. Pode se dizer que é um dipolo elétrico, pois tem predomínio de cargas positivas de um lado (H+) e negativas do outro (O-). Isso ocorre, pelo seu arranjo químico, já que a molécula da água apresenta uma geometria quase tetraédrica, já que o par de elétrons livres do oxigênio gera uma carga parcial negativa e os átomos de hidrogênio apresentam carga parcial positiva.

 

Um dipolo elétrico um arranjo no qual duas cargas de mesmo módulo e sinais opostos são separados por uma determinada distância. Uma molécula é considerada um dipolo elétrico quando há separação das cargas devido a uma desproporcional distribuição dos elétrons em torno dos átomos da molécula, no caso da água, isso é provocado pela diferença de eletronegatividade entre os átomos de hidrogênio e oxigênio, que gera uma ligação polar.

1
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A água é um composto formado por moléculas constituídas de um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio (H2O). Em uma molécula individual de H2O, o átomo de oxigênio central forma ligações covalentes com dois átomos de hidrogênio, deixando dois pares de elétrons não compartilhados. Levando em conta esse arranjo químico, a molécula da água apresenta uma geometria quase tetraédrica, formando um dipolo elétrico, já que o par de elétrons livres do oxigênio gera uma carga parcial negativa e os átomos de hidrogênio apresentam uma carga parcial positiva.

A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons (dipolo elétrico). Essa distribuição resulta na formação de  uma ligação denominada "ponte" de hidrogênio. Várias propriedades peculiares da água são devidas às ligações de hidrogênio. A flutuação do gelo pode ser citada como exemplo, uma vez que tais ligações mantêm as moléculas de água mais afastadas no sólido do que no  líquido, onde há uma ligação hidrogênio a menos por molécula. Também é devido  às ligações de hidrogênio o elevado calor de vaporização, a forte tensão  superficial, o alto calor específico e as propriedades solventes quase universais.  

8
Dislike0
User badge image

Thayse Dayse

Dissolução, tensão superficial, densidade, capacidade térmica e viscosidade.

É considerada um dipolo elétrico, por ter um lado com predomínio de cargas positivas (H+) e outro com predomínio de cargas negativas (O-)

5
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais