Buscar

quais fatores são responsáveis pela criacao e manutencao da diferenca do potencial de membrana

💡 3 Respostas

User badge image

Hellen Caldas

a mebrana plástica é hidrofóbica, e isto faz ocorrer um impedimento do transporte facilitado devido a existencia da diferença de potencial nos dois lados. Por esse motivo a mebrana é considerada polarizada, com carga negativa em seu interior e positiva no exterior. Essa diferença de potencial é causada por vários fatores, nos quais os mais importantes são o transporte de íons através da membrana celular e a permeabilidade seletiva da membrana aos íons.

 

0
Dislike0
User badge image

Beatriz Lopes de Farias

Criação: o fato de ela ser hidrofóbica
Manutenção: transporte de íons e sua permeabilidade seletiva

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sinais elétricos decorrem do movimento de íons por um canal iônico. Em geral, canais para cátions geram oscilações no potencial de membrana; e canais para Cloreto (ânion) geram estabilização.


Potencial de Repouso – Há uma diferença de potencial elétrico, da ordem de algumas dezenas de mV, entre o espaço intracelular e o extracelular de todas as células denominada Potencial de Repouso. Nas células humanas, tal potencial é da ordem de -60 mV, sendo determinado majoritariamente pelos íons K+ e Na+.


Nas células eletricamente excitáveis ocorrem os oscilações da diferença de potencial elétrico, em escala de tempo de ms, à transdução sensorial em receptores, à transmissão de informações em neurônios e células musculares e á transmissão de informações entre células nas sinapses.

Tais oscilações são classificadas em:

  • Potencial de Ação – podem variar quanto à frequência e ao padrão de transmissão. O potencial de repouso neuronal fica em torno de -65mV. O limiar de excitação possui valor que varia em torno de +20mV acima do valor do repouso ficando em torno de -45mV. A partir do momento que o potencial atinge o limiar de excitação, ocorrerá a despolarização (resposta “tudo ou nada”).
  • Potencial Gerador ou Receptor – resposta graduada

fontE:http://www.abcdamedicina.com.br/potenciais-de-membrana-acao-e-repouso-propagacao-e-transducao.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais