Buscar

Um paciente apresentou um corte profundo na mão que foi contaminado com bactérias. Explique as possíveis evoluções deste processo inflamatório agudo.

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Irikura

A entrada das bactérias faz com que o endotelio libere citocinas, interferon Gama e fator de necrose tumoral fazendo com que haja a vasodilatação no local infectado; marginalização leucocitária; diapedese; migração de neutrófilos para o local da inflamação. É possível notar também exsudato inflamatório e a vasodilatação causa vermelhidão e alteração da temperatura local. Ou seja, pode se perceber dor, calor, rubor e edema num processo inflamatório agudo. Pode ocorrer de formar abscessos no local, que nada mais é do que líquido contendo neutrófilos e bactérias.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A cicatrização é dependente de muitos fatores, dentre eles o tipo de pele do indivíduo, a localização anatômica do tecido a ser regenerado, a idade do indivíduo, estados de saúde geral e nutricional do indivíduo, tipo de ferida (cirúrgica ou traumática), ressecamento ou não do leito da ferida durante a cicatrização, entre outros. 


Devido à extrema complexidade e interação de seus eventos, o processo cicatricial pode ser didaticamente subdividido em três fases: inflamatória, proliferativa e de remodelamento. Essas fases são interdependentes e ocorrem simultaneamente.

Fase Inflamatória: inicia-se no momento da lesão tecidual e dura entre 24 a 48 horas. Sua característica é a presença de calor, rubor, edema e dor, podendo haver perda parcial ou total das funções celulares. Nesta fase ocorre a limpeza da área lesada (Lopes, 1999).

Fase Proliferativa: após a fase inflamatória, inicia-se a fase proliferativa com o aparecimento dos tecidos de granulação. A duração dessa fase é de três dias a três semanas e nela ocorre o preenchimento da lesão pelos macrófagos, fibroblastos, novos vasos, tecido de granulação e células epiteliais. Ocorre a contração da ferida, que reduz em diâmetro. Neste período, o colágeno é imaturo e tem pouca resistência (Lopes, 1999).

Fase de Remodelamento: maior fase do processo de cicatrização, podendo durar anos. Caracteriza-se por um realinhamento das fibras de colágeno que compõem o tecido cicatricial de acordo com as forças de tensão, às quais a cicatriz é submetida. O tecido assume gradualmente aparência e função próximas do normal (Lopes, 1999). 


Os fibroblastos são as principais células envolvidas no processo de reparo tecidual e sua função é a manutenção da integridade do tecido conjuntivo por meio da síntese dos componentes da matriz extracelular. Eles estão sujeitos a mudanças devido às forças mecânicas as quais são submetidos durante a cicatrização e, assim, organizam as fibras colágenas e estão diretamente relacionados à formação do tecido de granulação. 

Além de produzirem colágeno, os fibroblastos produzem elastina, fibronectina, glicosaminoglicanas e proteases, responsáveis pelo desbridamento e remodelamento fisiológico da célula (Junqueira e Carneiro, 1999).

fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/processo-de-reparo-tecidual/31783

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais