Buscar

NO QUE TANGE ÀS IMUNIDADES QUE SÃO CONFERIDAS AOS PARLAMENTARES, RESPONDA SE AS ASSERTIVAS ESTÃO CORRETAS (C) OU ERRADAS (E).

Alguém pode me ajudar com essas questões? to em dúvida.

NO QUE TANGE ÀS IMUNIDADES QUE SÃO CONFERIDAS AOS PARLAMENTARES, RESPONDA SE AS ASSERTIVAS ESTÃO CORRETAS (C) OU ERRADAS (E).
 
 
  A licença do parlamentar para ocupar outros cargos suspende as imunidades, mas não afasta o foro por prerrogativa de função.
  As imunidades são garantias institucionais conferidas ao Poder Legislativo Federal, asseguradoras do exercício do mandato parlamentar, com plena liberdade. São renunciáveis e conferidas a partir da expedição do diploma, que acontece antes da posse.
  Os parlamentares não poderão ser presos no caso de prisão penal (prisão temporária, prisão preventiva e prisão por crime afiançável).
  Nos termos do art. 53, caput, da CF, a inviolabilidade parlamentar ou imunidade material garante que os parlamentares sejam invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, ainda que proferidos em razão avessa às funções parlamentares.
  A imunidade formal ou processual, também chamada de freedom from arrest, exclui o crime e protege o parlamentar da prisão e do processo penal.

💡 2 Respostas

User badge image

Carolina Vieira

Imunidade parlamentar encontra-se nos artgs. 53, 54 e 55 da CF.

Sei que a segunda acertiva está errada, pois não se pode renunciar. A imunidade é ao cargo e não para a pessoa.

A terceira acertiva está certa, pois a prisão só ocorre por decisão judicial transitada em julgado, prisão cautelar (se for flagrante) e crimes inafiançáveis.

A quarta eu acredito que esteja errada, pois a imunidade é a função.

A primeira e a última não sei dizer ao certo.

2
Dislike1
User badge image

Ricardo Fernando

Bom dia ! a resposta do assunto em cima 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais