Buscar

A Sífilis congênita é consequente à infecção do feto pelo Treponema pallidum, por via placentária. Sobre a Sífilis congênita é ERRADO afirmar que:

A Sífilis congênita é classificada Precoce (casos diagnosticados até o 2° ano de vida) e Tardia (casos diagnosticados após o 2° ano de vida);
  Sífilis Congênita Tardia: corresponde à sífilis terciaria do adulto, por se caracterizar por lesões gomosas ou de esclerose delimitada a um órgão ou a pequeno número de órgãos, que são: alterações ósseas; surdez neurológica; dificuldade no aprendizado; retardo mental.
  A recomendação do exame para o diagnóstico da mãe no pré-natal é idealmente, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto e em caso de abortamento.
  A transmissibilidade da Sífilis da mamãe para o feto é conhecida como Transmissão vertical (TV) e dependo qual fase da sífilis ela esteja, o risco para TV é diferente: mãe com sífilis Primária, TV 100%; Secundária, TV 90%; Terciária, TV 30%.
  A maioria é assintomática ao nascimento e, os sinais podem Prematuridade; Baixo peso ao nascimento; Aumento abdominal por aumento do fígado;

💡 1 Resposta

User badge image

Anderson Junior

A sífiliscongênitaéoresultadodadisseminaçãohematogênica do Treponema pallidum, da gestante infectada não-tratada ou inadequadamente tratada para o seu concepto, por via transplacentária. Sabe-se que: • A transmissão vertical do T. pallidum pode ocorrer em qualquer fase gestacional ou estágio clínico da doença materna. • Os principais fatores que determinam a probabilidade de transmissão vertical do T. pallidum são o estágio da sífilis na mãe e a duração da exposição do feto no útero. • A taxa de infecção da transmissão vertical do T. pallidum em mulheres não tratadas é de 70 a 100%, nas fases primária e secundária da doença, reduzindose para aproximadamente 30% nas fases tardias da infecção materna (latente tardia e terciária). • Há possibilidade de transmissão direta do T. pallidum por meio do contato da criança pelo canal de parto, se houver lesões genitais maternas. Durante o aleitamento, ocorrerá apenas se houver lesão mamária por sífilis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais