Buscar

cite os hormonios que estimulam a sintese e degradação do glicogênio no fígado e no músculo e mostre seu modo de ação

💡 2 Respostas

User badge image

LARA FERREIRA MAGALHÃES

http://www.numeb.furg.br/index.php/menu-3/diabetes/glicogenio

No site acima contêm todas as informações sobre a degração do glicogênio em funções musculares e hepáticas,e apresenta detalhadamente o modo de ação desde a síntese até a degradação.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A síntese e a degradação do glicogênio estão  envolvidas com a ação de duas enzimas: a glicogênio sintetase (na síntese) e a glicogênio fosforilase (na degradação) que, por sua vez, são reguladas pelos hormônios insulina e glucagon.


A insulina age da seguinte forma: depois de comermos carboidratos acontece uma elevação da concentração da glicose na circulação sanguínea e , com isso, ocorre a libertação de insulina pelo pâncreas. No fígado e músculo, ela age de forma imediata: ativaa enzima glicogênio sintetase que converte o excesso de glicose em trânsito em uma cadeia de  glicogênio, que nada mais é do que uma cadeia de móleculas de glicose.


O glucacon atua da seguinte forma: quando os níveis de glicose sanguínea caem, há uma elevação da secreção do glucagon que vai sinalizar a liberação de glicose para o sangue através da degradação do glicogênio presente no fígado. O glucagon conecta-se ao seu destinatário de membrana nos hepatócitos e leva a uma ativação da  enzima denominada PKA (Proteína Quinase A) que, por sua vez, desativará por fosforilação a glicogênio sintetase e, portanto, causará o bloqueio da síntese de glicogênio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais