Buscar

Resenha Crítica Tecnologias x Metodologias?

💡 5 Respostas

User badge image

Evandro Villela

Para você que está precisando da resenha pronta, segue abaixo. 

 

 

Tecnologias x Metodologias

A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação Voltadas para as Práticas Educacionais nas Instituições de Ensino

 

Resumo

Segundo Gesinaldo Santos (Mestrando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR - Ponta Grossa -PR) e Luis Mauricio Martins de Resende (Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC, Docente da UTFPR - Ponta Grossa-PR), O Desafio Metodológico no uso de Novas Tecnologias: Um estudo em uma Instituição de Ensino da cidade de Itararé-SP:

 

“O uso de novas tecnologias como ferramentas educacionais podem proporcionar o enriquecimento no aprendizado dos alunos, não só pelos recursos que apresentam, mas também pelo hábito e facilidade que esses apresentam no seu uso. Em contrapartida, muito embora os recursos tecnológicos estejam disponíveis, a metodologia adequada para usufruir desse recurso ainda é limitada. Dessa forma, gera-se um impasse, já que serão limitados os efeitos e ganhos no uso desses recursos, posto que em nada adianta provocar a transferência de uma sala de aula com recursos limitados para uma aula com recursos tecnológicos, se a metodologias utilizada for a mesma, sem nenhuma percepção na mudança de cenário. ”

Sem dúvida alguma, o bombardeio de tecnologias na vida dos adolescentes (jovens), que já nasceram num mundo virtualizado (nativos digitais), impactam um grande desafio para escolas e professores. E com esse novo perfil de aluno na escola, os educadores (professores) deverão aprender a lidar com os novos recursos tecnológicos disponíveis. Não apenas professores, mas as escolas de um modo geral, também deverão se familiarizar com essas novas ferramentas de ensino que explodiu nos últimos anos.

“Estamos no século 21, não tem como dar aula como se dava há 10 anos”, diz Glaucia Brito, professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Tecnologia na Educação. Segundo ela, a escola está atrasada. Os jovens são outros e os professores precisam se transformar para seguir essa mudança.

O uso da tecnologia só terá o resultado esperado, se o aluno adotar uma postura participativa e o professor demonstrar conhecimento da tecnologia, caso contrário, de nada adiantará os recursos tecnológicos, pois acabará causando um grande impasse no decorrer das aulas. Professores e alunos deverão estar na mesma sintonia, ou seja, falar a mesma linguagem e, cabe ao aluno ser responsável no uso e nas pesquisas realizadas nas aulas e ao professor, guia-los de maneira educativa no seguimento das pesquisas com intuito exclusivamente educacional.

Sob a orientação do professor, os alunos encontrarão a informação desejada de forma segura.

Vale lembrar que o uso das tecnologias deverá ser controlado pela escola. Afinal, as redes sociais são tentações à parte na hora de acessar a internet, causando distração aos alunos e, aos professores, dor de cabeça para controlar a situação.

É bom salientar também que, smartphones e tablets de propriedade dos alunos, deverão ser desligados durante as aulas, a menos que seja para pesquisas relacionadas à mesma, pois sabemos que as redes sociais são os atrativos mais interessantes, causando com isso, distração aos alunos e interrupções aos professores nas aulas.

Conclusão: se o uso das tecnologias dentro de sala de aula não for monitorado pelo professor, os alunos deixarão de fazer as pesquisas propostas para a aula e mergulharão no mundo das redes sociais e divertimentos à parte, fugindo daquilo que foram incumbidos de fazer como parte do processo ensino aprendizagem, causando transtorno nas aulas e deixando as mesmas desinteressantes.

 

 

Referências Bibliográficas:

Revista Tecnologias na Educação – Ano 6 - número 10 – Julho 2014 -http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-desafio-de-usar-a-tecnologia-a-favor-do-ensino-ealmosyp83vcnzak775day3bi

 

1
Dislike0
User badge image

Vanessa Ferreira Herinkes

Olá poderia me enviar o trabalho ou vc cobra? não gostaria de enviar o mesmo trabalho mas sim de entender como se faz, pois é o meu promeiro desafio. obrigada
0
Dislike0
User badge image

Evandro Villela

Vanessa, o trabalho é o mesmo para todos. No meu perfil está disponível dentro das normas padrão. Só me adicionar para ter acesso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image