Buscar

O que é monismo materialista?

.

💡 6 Respostas

User badge image

Tanny Freitas

Monismo Materialista: toda a existência se reduz à matéria e seus atributos. Os seres vivos, por exemplo, se explicariam unicamente pelo funcionamento dos fenômenos físico-químicos existentes na unidade orgânica e a própria consciência humana nada mais seria do que o produto das ações e interações bioquímicas da massa neuronal (ideia também chamada epifenomenismo). Os grandes representantes do monismo materialista, normalmente ventilado por sentimentos anti-religiosos, foram Thomas Hobbes, Diderot, Paul Henri Dietrich, Pierre Maupertuis, Julien Offroy de la Mettrie, Karl Marx, Engels, Lênin e outros.

http://www.gilsonfreire.med.br/index.php/ubaldianos/8-artigo/25-breve-historia-do-monismo

5
Dislike0
User badge image

Tanny Freitas

http://pt.wikibooks.org/wiki/Filosofia_da_mente/Monismo_materialista

Identificar a mente com entidades ou propriedades físicas é uma forma direta de materialismo, assim como alegar que a psicologia é redutível à biologia e, finalmente, à física.

Se for mostrado que que todos os eventos mentais ou psicológicos são redutíveis à neurofisiologia, e, por sua vez, que a neurofisiologia é redutível (talvez através da química) à física, então será mostrado que a mente não é nada acima ou além daquilo que é físico ou corpóreo.

A redução é realizada em dois passos:

  1. Redução da linguagem de uma área de estudos à linguagem de outra área de estudos.
  2. Alegação que a área de estudos reduzida é idêntica à área de estudos redutora.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Essa questão envolverá conhecimentos filosóficos sobre o monismo e suas vertentes.


Monismo é um pensamento que afirma que tudo que existe no mundo é fruto de uma única substância ou elemento, e uma única realidade. Contrasta com o dualismo, que afirma que o universo existe com duas substâncias e duas realidades, e com o Pluralismo, que se estende a diversas substâncias que podem explicar o universo.

O monismo materialista é uma vertente desse pensamento, que reduz a existência e a natureza a apenas matéria, entendendo a vida, a existência dos seres vivos, o pensamento humano, etc. como simples interações bioquímicas e processos físico-químicos naturais. Essa vertente é oposta ao monismo idealista, que utiliza conceitos espirituais para explicar a existência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais