Buscar

O que são vasos fenestrados?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Refere-se ao tipo de endotélio que possue fenestrações (poros), que são unidas por junções de oclusão geralmente recobertos por um diafragma mais delgado que a membrana plasmática, para facilitar a difusão de metabólitos. Esse tipo de capilar é encontrado em órgãos onde há intensa troca de substâncias entre as células e o sangue, como nos rins. Atentamente, Francisco Leão.
1
Dislike0
User badge image

Augusto Lopes

São vasos que possuem uma abertura.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os vasos sanguíneos são responsáveis pela condução de sangue pelo corpo e podem ser divididos em capilares, veias e artérias.


Os capilares sanguíneos são compostos por células endoteliais em forma de tubo. As células endoteliais dos capilares podem se organizar de 3 maneiras: contínua, fenestrada e sinusoide.

Nos capilares ou vasos fenestrados as células endoteliais estão unidas por junções oclusivas, há presença de vesículas de pinocitose e as fenestras (poros). Esse tipo de capilar é encontrado, principalmente, em órgãos em que há frequente troca de substâncias, como por exemplo glândulas endócrinas, rins e intestino.


Portanto, vasos fenestrados são vasos em que as células endoteliais estão unidas por junções oclusivas, formando fenestras (poros). Esse tipo de vaso é mais observado em órgão que apresentam troca de substâncias, como por exemplo glândulas endócrinas, rins e intestino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais