Buscar

emprego da crase

💡 5 Respostas

User badge image

Augusto Lopes

Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Veja alguns exemplos:

Fui à farmácia.

Assisti à peça.

0
Dislike0
User badge image

Carla farias

vou (a) crase devo usar , vou de crase usar pra que ? 

assim q eu  consegui gravar 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para a resolução deste exercício, utilizaremos conhecimentos relacionados à Disciplina de Língua Portuguesa.


Denomina-se de acento crase a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou também pode-se obter a junção da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos, isto é, aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Na prática, a união das vogais “a” é expressa através de um acento grave que é representado como sendo no sentido contrário ao acento agudo: à.

Para saber se devemos utilizar da crase, uma dica é realizar a substituição da crase pelo termo “ao”, bem como pode-se substituir o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Seguem alguns exemplos: Fui à pastelaria, substituindo o “à” por “ao” ficaria: Fui ao supermercado. Assim sendo, temos que o uso da crase está indicado corretamente.

Também se faz muito importante mencionar os casos obrigatórios para a utilização da crase: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Observe:

Exemplos: Sairei às três horas da manhã.

À medida que o tempo passa, fico mais feliz por ter a sua companhia.

Quero uma pizza à moda italiana.


Importante mencionar os casos e que a crase não ocorre: antecedendo palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não apresentam o artigo feminino, da palavra casa quando esta apresenta o significado do próprio lar, da palavra terra quando esta tem sentido de solo firme e de expressões com palavras repetidas, como por exemplo dia a dia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais