Buscar

cultura religiosa

Questão de múltipla escolha. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as duas alternativas cujas afirmativas sejam VERDADEIRAS no seu conteúdo.

Peso: 1.0

 

     
Mesmo que o cristianismo seja considerada uma das religião abraâmicas (da descendência de Abraão), possuindo vínculos com o Antigo Testamento, o evento que marca o início histórico da religião cristã está ligado ao dia de Pentecostes, quando após 50 dias após a Páscoa relata-se a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e discípulos de Jesus.

 

     
Uma das principais marcas do cristianismo primitivo foi a sua tendência ao sincretismo, ou seja, a apropriação e assimilação de crenças, ritos, costumes e tradições das diversas religiões pagãs, que foram sendo incorporadas dentro do escopo doutrinário e ético da religião cristã. Esse sincretismo foi incentivado pelo apóstolo Paulo, que afirmava que era preciso aderir e se misturar ao paganismo para depois poder converter os pagãos e hereges à verdadeira religião.

 

     
Segundo os relatos bíblicos, aos 33 anos, Jesus foi acusado de blasfêmia por um tribunal religioso judaico. Sentenciado à morte por um funcionário romano, Pôncio Pilatos, foi crucificado publicamente nos arredores de Jerusalém, sob a acusação de traição ao império romano. Essa traição ligava-se ao fato de Jesus ter sido aclamado por seus seguidores como o Messias e ¿rei dos judeus¿.

 

     
Após a sua ressurreição, as narrativas bíblicas relatam que Jesus fez aparições públicas a algumas pessoas, mas não num corpo físico, mas apenas num plano espiritual. Esse fato sustenta a crença cristã de que a ressurreição carnal é apenas uma forma metafórica de afirmar a vida após a morte, sendo a reencarnação a única possibilidade de um indivíduo voltar a ter vida física ou carnal.

 

     
O cristianismo herdou do judaísmo ortodoxo a crença na existência de vários Deuses, fenômeno conhecido como Politeísmo judaico-cristão. Nessa crença bíblica, os diferentes deuses são todos co-criadores do Universo, podendo intervir sobre o mundo e sobre as pessoas, conforme a vontade individual de cada um deles. É esse princípio que embasou o conceito de Trindade, que ainda permanece vivo e ativo no cristianismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Frank Selau

A e C

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais