Buscar

Quadro clinico de inflamação aguda e cronica

💡 1 Resposta

User badge image

Rodrigo Irikura

Uma inflamação aguda apresenta principalmente neutrófilos na área inflamada. A inflamação aguda ocorre quando uma região sofre alguma agressão fazendo com que o corpo produza citocinas que vão aumentar a permeabilidade vascular e consequentemente a passagem de neutrófilos para a região agredida. Devido a vasodilatação, haverá maior passagem de sangue na região causando o calor, haverá maior passagem de líquido para o interstício causando edema e haverá maior liberação de citocinas e prostaglandinas que causarão estímulos aos neurônios nociceptores sensibilizando a dor. Contudo o principal achado de uma inflamação aguda é o grande número de neutrófilos na região.

Em uma inflamação crônica, há um grande número de infiltrado inflamatório de linfócitos, dependendo da inflamação causará aumento do número de linfócitos B (células que possuem memória contra o antígeno) e principalmente macrófagos. Há também as inflamções crônicas que ocorrem devido a incapacidade do organismo de degradar o antígeno, um exemplo é um fio de sutura ou uma farpa no dedo.

As células de defesa não conseguem fagocitar fazendo com que macrófagos se juntem formando um "colar" para isolar o antígeno do resto do corpo, formando-se assim um granuloma.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais