Buscar

Leitura e Produção de Texto

Em coluna que assinava aos domingos no jornal Folha de S. Paulo, em 2002, Gilberto Dimenstein analisou a campanha eleitoral daquele ano. O trecho abaixo é o segundo parágrafo desse artigo, intitulado “Ninguém vai poder reclamar de que não sabia”. Leia-o com atenção para responder as duas questões desta VAP.

          “Quase todos os grandes jornais escalaram alguns de seus mais experientes profissionais e colocaram-nos num palco com os candidatos. Exigiram-se detalhes sobre o modo como imaginam melhorar a vida dos brasileiros; as sabatinas eram acompanhadas pelos leitores e, no dia seguinte, as respostas eram comentadas por especialistas.”

                                       Folha de S. Paulo, 29/2/02, p.C8. Acesso em 2 mar. 2002.

1- Reescreva o trecho “Exigiram-se detalhes sobre o modo como imaginam melhorar a vida dos brasileiros...”, substituindo os termos sublinhados por um sinônimo e, se for o caso, fazendo as transformações necessárias para que se preservem o sentido e a correção da frase.

2- Relacionando-se esse parágrafo com o título do artigo, é possível perceber uma opinião de Gilberto Dimenstein. Sobre o que é essa opinião e qual é ela?

 

💡 3 Respostas

User badge image

dayenne Zavattaro

alguem tem resposta queria saber tambem

0
Dislike0
User badge image

Abegail Bianchini

Onde estão as sublinhas?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais