Buscar

o que é sonho de condensação?

💡 5 Respostas

User badge image

Virna Malveira

O sonho de condensação é um sonho recorrente, mais comum. Tem uma única cena ou apresentam um tema específico (detalhamento do conteudo do sonho/descrição) com poucas cenas (1,2,3 no máximo).

1
Dislike0
User badge image

Lucas Tenório

Talvez esteja se referindo a atuação da condensação durante o processo de elaboração onírica no sonho. A condensação é um mecanismo de defesa responsável por "condensar" diversos elementos oníricos latentes em um único elemento manifesto. Na prática, podemos sonhar com uma pessoa no sonho que após análise, verifica-se que esta pessoa representa três das ideias latentes. O mesmo pode ocorrer com as imagens dos sonhos. temos diversos sonhos durante a noite, mas imagine um único sonho. Aparentemente é uma única história, mas as ideias latentes (ideias inconscientes que deram origem ao conteúdo manifesto), podem ser referentes a mais de uma "cena". Portanto, aquela história na verdade, são diversas histórias.

Condensação é unir diversos elementos em um só.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Segundo Freud, os sonhos possuem dois elementos:

  • Condensação

  • Deslocamento


O sonho de deslocamento indica repressão que o indivíduo está passando ou passou em determinado momento e isso virou algumas imagens dentro do seu sonho. Por exemplo: o indivíduo pode sonhar que é um macaco que bate em uma onça porque no dia anterior seu chefe o reprendeu de forma agressiva e ele não pode fazer nada. Assim, o sonho externaliza a vontade do indivíduo.


O sonho de condensação é uma síntese de pensamentos com pontos em comum. É ela que conecta o que é relatado pela pessoa que sonhou e o que está efetivamente por trás de tal sonho. No exemplo acima, o sonho de condensação são as imagens que foram produzias, independente do seu significado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais