Buscar

Um trabalhador chamado pegador de frangos pode ser considerado trabalhador rural?

Um trabalhador que exercia tarefas de pegador de frangos para um granjeiro da região de Bom Despacho manejou ação trabalhista para a Justiça do Trabalho, buscando o reconhecimento do vinculo de emprego e pagamento das verbas trabalhistas decorrentes, dentre elas, horas itinerantes. Elaborar uma fundamentação juridica válida, utilizando principios e construções jurisprudenciais, com o proposito de enquadrar esse vinculo empregaticío como rural.

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Mercadante

Conforme leitura do artigo 2º da Lei 5.889/73, trabalhador rural é toda pessoa física, que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário.

E empregador rural, conforme o artigo 3º da Lei 5.889/73 é a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explore atividade agro-econômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados.

Segundo a leitura dos referidos dispositivos legais, tanto o trabalhador como o empregador se qualificam como rurais, sendo estabelecida a relação de trabalho rural. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais