Buscar

Quais os conceitos e diferenças entre transação, novação, compensação e confusão?

Referente, sequencialmente, aos arts. 840 a 850; 360 a 367; 368 a 380; e 381 a 384, todos do Código Civil.

💡 1 Resposta

User badge image

Juliana Verola

São institutos do Direito Civil que visam extinguir obrigações. Na novação não ocorre o cumprimento da obrigação da forma como havia em contrato, simplesmente, será feita entre as partes uma nova obrigação, com a intenção de extinguir a obrigação primitiva.

A Compensação por sua vez, ocorre quando as partes do contrato, são credoras e devedoras entre elas, reciprocamente. Uma deve a outra alguma coisa e compensam tais valores entre si.

Na Transação as partes fazem, ente elas, concessões mútuas e com isso previnem ou extinguem obrigações duvidosas ou litigiosas. Amigavelmente elas resolverão o conflito entre elas mesmos, analisando que direitos abrirão mão para encerrar o conflito e conseguir parte de sua pretensão.

Na confusão uma pessoa participará, simultaneamente, em dois lados de uma mesma obrigação, isto é, sendo credora e ao mesmo tempo devedora.
Poderá ser total (ou própria), se se realizar com relação a toda dívida ou crédito; ou parcial (ou imprópria), se se efetivar apenas em relação a uma parte do débito ou crédito.

 

Para Saber mais sobre o assunto: Fonte: http://direitociviliiccjsufcg.blogspot.com.br/2010/10/aulas-55-57-19102010-formas-especiais.html

4
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais