Buscar

O orifício é uma abertura em um reservatório que mantém-se submerso (abaixo da superfície livre). O que seria esta superfície livre?

💡 4 Respostas

User badge image

Ph Alexandre

Superficie livre é o nível d'água, onde a pressão é a pressão atmosférica

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em física , uma superfície livre é a superfície de um fluido que está sujeito a zero tensão de cisalhamento paralela, tal como a fronteira entre dois fluidos homogêneos. Ao contrário dos líquidos , os gases não podem formar uma superfície livre por conta própria. Os sólidos fluidificados / liquefeitos , incluindo lamas , materiais granulares e pós, podem formar uma superfície livre.

Um líquido em um campo gravitacional formará uma superfície livre se não for confinada de cima. Em equilíbrio mecânico, esta superfície livre deve ser perpendicular às forças atuantes no líquido; se não houvesse uma força ao longo da superfície, o líquido fluiria naquela direção. Assim, na superfície da Terra, todas as superfícies livres de líquidos são horizontais, a menos que sejam perturbadas.

Em um líquido livre que não é afetado por forças externas, como um campo gravitacional, forças atrativas internas apenas desempenham um papel. Sua superfície livre assumirá a forma com a menor área de superfície para seu volume: uma esfera perfeita . Tal comportamento pode ser expresso em termos de tensão superficial . 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais