Buscar

O que seria a relativizacao da inquisitoriedade do Iquerito Policial

💡 2 Respostas

User badge image

Karol Tavernard

O inquérito policial é inquisitivo (inquisitoriedade) – A inquisitoriedade do Inquérito decorre de sua natureza pré-processual. No processo temos (MP ou vítima), acusado e Juiz. No inquérito não há acusação, logo, não há nem autor, nem acusado. O Juiz existe, mas ele não conduz o inquérito policial, quem conduz o inquérito policial (delegado).

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

As características do Inquérito policial são: 

1 - oficialidade: a autoridade oficial para o inquérito policia é o Delegado de Polícia.

2 - oficiosidade: o delegado de polícia tem o dever de instaurar o inquérito policial de ofício quando há o cometimento de um crime de ação penal pública incondicionada.

3 - Indisponibilidade: o Delegado de Polícia não pode mandar arquivar o inquérito.

4 - Escrito: o inquérito policial é escrito.

5 - Dispensabilidade: o inquérito é dispensável para o início da Ação Penal proposta pelo Ministério Público ou querelante.

6 - Sigiloso: o inquérito policial tem sigilo externo sendo que as partes nele arroladas podem tomar apontamentos (publicidade interna).

7 - Ausência de contraditório e ampla defesa: em regra, no inquérito policial não há contraditório e ampla defesa, desse modo, ele é inquisitivo. 

Porém, o último requisito está sendo relativizado, pois, o advogado do réu possui o direito de verificar os elementos informativos já documentados no inquérito conforme  a súmula vinculante  14  do Supremo Tribunal Federal que dispõe: 

Súmula Vinculante 14

É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais