Buscar

Qual a influencia da revolução francesa para nossa constituição de acordo com o artigo 5°

O que eu estou querendo saber é como podemos relaçionar o artigo 5° da constituição federal de 1988 com a revolução francesa.

💡 6 Respostas

User badge image

Diego

Diones, a Revolução Francesa em resumo, para irmos direto ao que pretendes, teve inicio no período do absolutismo, onde predominava ainda a monarquia. A camada de Terceiro Estado(povo) sustentava o Segundo Estado(nobreza) e o Primeiro Estado(clero), através dos impostos cobrados pelo rei, sendo que os dois primeiros Estados não pagavam impostos por ser privilegiados. 

Fazendo o nexo com a Constituição, em 14 de julho de 1789 tivemos a revolta contra o absolutismo cujo objetivo era a "liberdade, igualdade e fraternidade", buscando entre diversos motivos, a liberdade e a conservação dos Direitos Humanos, tanto que em 16 de agosto do mesmo ano tivemos a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Note que não apenas a nossa, mas diversas Constituições buscam o respeito aos Direitos Humanos e fundamentais do cidadão, a nossa em especial trata a respeito dos direitos fundamentais, separação dos poderes(Art. 1º à 4º), sobre as garantias dos cidadões(Art. 5º ao 17º) e não esquecendo é claro das crianças e adolescentes(Art. 225º ao 230º).

Espero ter lhe ajudado a esclarecer esse ponto!

6
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Se eu tivesse que resumir o texto que se segue em uma única frase que respondesse a pergunta: 

Qual a influencia da revolução francesa para nossa constituição de acordo com o artigo 5°?

Diria que a principal influência foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Mas ampliando a resposta e citando os princípios: Igualdade, Liberdade e Fraternidade; segue abaixo os seguintes textos com as suas respectivas fontes de consulta:

 

Um dos principais articuladores da Revolução Francesa foi Robespierre, líder dos jacobinos e um dos principais oradores da Assembléia Nacional Constituinte, um defensor convicto do sufrágio universal e a igualdade de direitos. Para ele, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada na primeira fase da Revolução Francesa como documento aprovado pela Assembléia Nacional Constituinte, deveria reger todos os povosEste documento efetivava uma ruptura na política francesa, e dispunha de dezessete artigos e um preâmbulo, comprometidos em estabelecer princípios até hoje conhecidos, que funcionaram como pontapé inicial na elaboração das constituições ocidentais. 


         O primeiro dos princípios era o estabelecimento de limites ao uso da propriedade privada, porque esta, segundo Robespierre, não cumpria seu papel social quando utilizada em benefício próprio dos ricos, tirava dos demais cidadãos o direito à propriedade. Na Declaração, consta em seu Art. I que “a propriedade é o direito que cada cidadão tem de usufruir e dispor da porção de bens que lhe é garantida por lei. (...) III. O direito de propriedade é limitado, como todos os outros, pela obrigação de respeitar os direitos de outrem”. Um exemplo de limitação da propriedade pelo Estado na Constituição brasileira é a hipótese de desapropriação dos imóveis rurais quando estes não cumprem sua função (Art. 184). O direito à propriedade privada é regulado na Constituição também no Art. 5º, em seus incisos XXII e XXIII: é garantido o direito de propriedade; a propriedade atenderá a sua função social

 

A Democracia, à vontade da maioria. Foi esta que estabeleceu os princípios iluministas que prevalecem (uns mais outros menos) até hoje, e estão insculpidos na Constituição Federal de 1988. O princípio do Estado Democrático de Direito, é a base para toda uma sociedade, sendo que os principais direitos de um cidadão advêm deste, a saber: à igualdade, à liberdade, à propriedade, à segurança, e à vida. 

 

Os direitos dos quais nos referimos acima, em essência, são provenientes dos mesmos princípios que representaram a Revolução Francesa e muito antes o Iluminismo: igualdade, liberdade e fraternidade. Princípios iluministas em sua origem mais remota. 

 

O primeiro e o mais importante, sendo que apóia todos os demais é o Princípio da Igualdade (...).

 

Na Constituição da República do Brasil, encontra-se tal princípio na conclusão que se chega, da análise e interpretação do artigo 5°, incisos LIII, LIV, LV, LVI, LVII, e LVIII.

 

A igualdade acima de qualquer coisa, paridade de direitos entre os cidadãos. In verbis, transcreve-se o caput para aclarar a expressão máxima deste princípio em nosso ordenamento: 

 

“Art. 5° Todos são iguais perante a lei, 
sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos 
brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade 
do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à 
propriedade, nos termos seguintes:...”.

 

O segundo princípio iluminista a que nos referimos é o da LiberdadeDa mesma forma que o da igualdade, expresso no art. 5° da Constituição Federal de 1988.

 

Decorrência do princípio da liberdade dos cidadãos é o Princípio da Legalidade, expresso no art. 5°, II, da Constituição Federal, que dispõe:

 

Art. 5° (...) 
II - ninguém será obrigado a fazer ou 
deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

 

Quanto ao terceiro princípio, à Fraternidade, é encontrado o mesmode forma implícita na Constituição Federal, em seu 5° Artigo, nos incisos: III, VII, XXIII, XXIV, XXVI, XL, XLI, XL, XLVII, LXII, LXXIV, e LXXVII.

 

São diversos os aspectos do Princípio da Fraternidade em nossa Norma Ápice. E que de certa forma, até auxilia os já citados – Igualdade e Liberdade - a serem observados.

Fraternidade esta que se substância com o amor ao próximo, orespeito e a dignidade para com o ser humano“nasceram” assim, os Direitos Humanos.

 

Bons estudos!

 

FONTES NA INTERNET:

 

♦ http://academico.direito-rio.fgv.br/wiki/A_influência_da_Revolução_Francesa_na_atual_Constituição_Brasileira

♦ http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/15272-15273-1-PB.pdf

6
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder a esta pergunta é necessário colocar em prática nosso conhecimento sobre Teoria do Direito I.


A relação da Revolução Francesa com o artigo 5° da constituição é a garantia dos direitos dos cidadãos no meio social, político e econômico. Um exemplo é cobrança de impostos que foi uma das maiores conquistas na Revolução Francesa, impedindo que governantes excedessem na cobrança de impostos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais