Buscar

O que são e quais são os vícios ou defeitos dos negócios juridicos?Quando haverá vício do consentimento?

💡 4 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Defeito ou vício do  negócio jurídico ocorre quando há determinada imperfeição, de consentimento ou social, que macule a livre e desembaraçada declaração da vontade ou que busque lesar terceiros, o que pode gerar anulação do negócio jurídico celebrado, desde que requerida pela parte interessada, no prazo decadencial de 4 anos, a contar dos fatos previstos no art. 178, I e II, do CC:

"Art. 178. É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico, contado:

I - no caso de coação, do dia em que ela cessar;

II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou lesão, do dia em que se realizou o negócio jurídico;"

Os vícios ou defeitos dos negócios jurídicos estão regulados entre os arts. 138 e 165, do CC e podem ser de consentimento ou sociais.

1) Vícios de consentimento: erro, dolo, coação, estado de perigo e lesão;

2) Vícios sociais: fraude contra credores.

a) Do erro ou ignorância:

Ocorrerá quando "as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio." (art. 138, do CC). Devemos destacar que o erro é uma falha na percepção daquele que realiza o negócio jurídico, não sendo induzido ou ludibriado por qualquer pessoa.

A Lei Civil traz, ainda o que se chama erro essencial ou substancial (art. 139, do CC):

"Art. 139. O erro é substancial quando:

I - interessa à natureza do negócio, ao objeto principal da declaração, ou a alguma das qualidades a ele essenciais;

II - concerne à identidade ou à qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declaração de vontade, desde que tenha influído nesta de modo relevante;

III - sendo de direito e não implicando recusa à aplicação da lei, for o motivo único ou principal do negócio jurídico."

b) Do dolo:

No dolo existe a ação da outra parte ou de terceiros para induzir à falsa percepção de quem pratica o negócio jurídico. Quando o dolo for fundamental para a prática do negócio, este será anulável (art. 145, do CC).

Lembramos que o dolo acidental se trata daquele que macula o consentimento, mas que não dá causa à celebração do negócio jurídico, ou seja, com ou sem dolo o negócio seria praticado, mas em outras condições. Assim, não gera anulação, mas enseja perdas e danos (art. 146, do CC).

O dolo pode ser manifesto ou por meio do silêncio intencional, bem como pela omissão dolosa, ensejando a anulação do negócio quando for essencial e perdas e danos quando for acidental (art. 147, do CC).

Por fim, pode haver dolo de terceiro, quando este induz alguém a erro para que haja prática do negócio jurídico. Neste caso, se a parte a quem aproveite tivesses ou devesse ter conhecimento, poderá haver anulação. Se a parte não sabia e nem deveria saber, responde o terceiro por perdas e danos (art. 148, do CC).

c) Da Coação:

Nos termos do art. 151, do CC "a coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens".

Pode o juiz, ainda, com base nas circunstâncias, decidir pela coação quando se tratar de pessoa não pertencente à família do paciente (art. 151, §único, do CC).

Lembramos que a ameaça do exercício normal de um direito e o temor reverencial não se consideram coação (art. 153, do CC).

Da mesma forma, "vicia o negócio jurídico a coação exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a que aproveite, e esta responderá solidariamente com aquele por perdas e danos" (art. 154, do CC), mas "subsistirá o negócio jurídico, se a coação decorrer de terceiro, sem que a parte a que aproveite dela tivesse ou devesse ter conhecimento; mas o autor da coação responderá por todas as perdas e danos que houver causado ao coacto". (art. 155, do CC)

d) Do Estado de Perigo:

Conforme dita o art. 156, do CC, "configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa."

Quando se tratar de pessoa não pertencente à família do declarante, o juiz analisará o caso concreto (art. 156, §único, do CC)

e) Da Lesão:

Já a lesão, ocorrerá "quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta." (art. 157, do CC), lembrando que "não se decretará a anulação do negócio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a redução do proveito." (art. 157, §2º, do CC).

f) Da fraude contra credores:

Único vício social do negócio jurídico, temos aqueles negócios praticados por devedores com intuito de lesar credores ou, como informa o art. 158, do CC: "os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos."

Os mesmo direitos são resguardados aos credores cuja garantia se torne insuficiente, mas lembramos que em todo caso, só poderá pleitear anulação aquele credor que já o era ao tempo da prática do ato.

Ademais, por fraude contra credores, "serão igualmente anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante" (art. 159, do CC).

Indo além o Código civil fez previsão do art. 163, do CC, no seguinte sentido: "presumem-se fraudatórias dos direitos dos outros credores as garantias de dívidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor"

1
Dislike0
User badge image

Fernanda Sousa

Conforme previsão do Código Civil de 2002, os vícios do negocio jurídico podem ser classificados em vícios do consentimento e vícios sociais.

I – CONCEITO, TIPOS E FORMA DO NEGÓCIO JURÍDICO.

Negócio jurídico é uma relação formada dentro dos limites do ordenamento jurídico, por duas ou mais vontades, em que os atos praticados nesta relação visam em adquirir, modificar ou extinguir direitos e obrigações.

Em regra, os negócios jurídicos são bilaterais, com duas vontades, ou plurilaterais com mais de duas vontades. Mas há também, os negócios jurídicos unilaterais, em que há uma única manifestação de vontade.

Quanto à forma dos negócios, a regra é a forma prescrita ou não proibida em lei, conforme se extrai da leitura do artigo 104 do Código Civil de 2002. Conclui-se, portanto, que a manifestação de vontade no negocio jurídico poderá ocorrer tanto de forma escrita, quanto verbal, por gestos, etc. Contudo há algumas exceções, que se referem a negócios jurídicos voltados para constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País, segundo o artigo 108 do CCB/02.

Esta foi uma simples analise do que são negócios jurídicos, quais os seus efeitos. Passemos agora, para o real objeto do presente artigo, que são os defeitos ou Vícios do Negocio Jurídico, defeitos estes que podem tornar um negocio nulo ou anulável.

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Sousa

1. DEFINIÇÃO DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

A vontade é o elemento fundamental para que os atos e negócios jurídicos se efetivem, pois ela representa os desejos e anseios do agente, o que ele quer alcançar. Essa vontade deve ser externada de forma livre, espontânea e clara afim de que o negocio celebrado alcance os efeitos desejados. Silvio de Salvo Venosa em sua obra, ressalta: “a vontade é a mola propulsora dos atos e negócios jurídicos. Essa vontade deve ser manifestada de forma idônea para que o ato tenha vida normal na atividade jurídica e no universo negocial. Se essa vontade não corresponda ao desejo do agente, o negocio jurídico tornar-se-á suscetível de nulidade ou anulação”.

Desse modo, os defeitos ou vícios do negocio jurídico, consistem em negócios em que a real vontade do agente não foi observada, havendo a presença de fatos que o tornam nulo ou passível de anulação. São, pois, falhas, anomalias, que fazem com que a vontade não seja corretamente ou totalmente manifestada e observada. Como consequência fazendo que o negocie acabe provocando efeitos indesejados, efeitos esses que não são o que realmente queria o agente, e causando prejuízo ao próprio agente ou a outrem. De acordo com Carlos Roberto Gonçalves, defeitos do negocio jurídico “são imperfeições que nele podem surgir decorrentes de anomalias na formação da vontade ou na sua declaração”.

A atual codificação, dentro do plano da anulação dispõe em seu artigo 178: “É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negocio jurídico, contando: I – no caso de coação, do dia em que ela cessar; II – no erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou lesão, do dia em que se realizou o negocio jurídico”.

Os referidos defeitos, exceto a fraude contra credores, são classificados como vícios de consentimento, os quais serão analisados a seguir.

2. VICIOS DE CONSENTIMENTO

Os vícios de consentimentos estão relacionados à formação e declaração da vontade da pessoa. Pode-se dizer que eles surgem no negocio jurídico em que o declarante está viciado, havendo fatos, anomalias que fazem com que a vontade seja manifestada de uma forma que não era a real pretensão da pessoa. Os vícios de consentimento, de acordo com o Código Civil de 2002, são: erro ou ignorância, dolo, coação, lesão, estado de perigo.

2.1. ERRO OU IGNORÂNCIA

O erro consiste falsa ideia da realidade, do real estado ou situação das coisas. A pessoa supõe que é uma coisa, mas na verdade se trata de outra, podendo tornar o negocio anulável. Neste caso, o agente erra sozinho, não sendo induzido a errar, pois se fosse, caracterizar-se-ia como dolo. Segundo Flavio Tartuce “erro é um engano fático, uma falsa noção, em relação a uma pessoa, objeto do negocio ou a um direito, que acomete a vontade de uma das partes que celebrou o negocio jurídico”.

A atual codificação, diz em seu artigo 138, que são anuláveis os negócios celebrados com erro, desde que este seja substancial.

Nesse sentido, o erro é substancial quando interessar à natureza do negocio (error in negotio), sendo aquele em a pessoa ao manifestar sua vontade pretendendo praticar certo ato acaba praticando outro, ou seja, erro quanto à espécie de negócio; quando interessar ao objeto principal da declaração (error in corpore) ou a alguma das qualidades a ele essenciais (error in substantia). O primeiro diz respeito ao objeto da negociação. Surge quando o agente supõe que esta adquirindo certo objeto ou coisa e, entretanto adquire outro objeto. Já outro (error in substantia) diz respeito à característica, qualidade do objeto da negociação, característica essa que o torna único; quando interessar à identidade ou qualidade da pessoa (error in persona) seria quando interessar às qualidades da pessoa em torno da declaração de vontade. Somente nestes casos de erro, que se consegue a anulação do negocio celebrado.

Um exemplo simples de erro é quando uma pessoa vai a uma relojoaria com o intuito de comprar um relógio de ouro, mas ao chegar à loja não especifica, não diz à vendedora que deseja e um relógio de ouro. Então compra um relógio acreditando que é de ouro maciço, mas que na verdade é folheado a ouro.

2.2. DOLO

O dolo define-se como a indução maliciosa a cometer o erro. Nota-se neste que neste caso, o agente declarante da vontade não erra sozinho, o erro não é espontâneo, ele é induzido a praticar ato que não seja de sua real vontade. Carlos Roberto Gonçalves, em sua obra, conceitua dolo “como o artificio ou expediente astucioso, empregado para induzir alguém a pratica de um ato que o prejudica, e aproveita ao autor do dolo ou a terceiro. Consiste em sugestões ou manobras maliciosamente levadas a efeito por uma parte, a fim de conseguir da outra uma emissão de vontade que lhe traga proveito, ou a terceiro”.

Quanto aos tipos de dolo, o código civil trata de duas classificações: dolo principal e dolo acidental. Entretanto, no artigo 145 do CC, diz que o negocio jurídico só é anulado por dolo quando este for a sua causa, isto é, o negocio só é anulável se este foi celebrado em consequência de que o agente foi induzido pela outra parte.

O dolo principal (dolus causans dans contratui) é aquele em que é a causa determinante da confirmação do negocio jurídico. Configura-se quando o negocio é realizado e uma das partes utiliza-se de artifícios maliciosos para fazer que a outra parte erre e realize o negocio normalmente. Em síntese, o agente é enganado acerca da real situação e persuadido, fazendo com que acreditasse que aquele ato esteja certo, e se não fosse induzido, não teria realizado o negocio..

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais