Buscar

Qual a importancia do direito civil para as relações privadas?

💡 2 Respostas

User badge image

Lenilton Nascimento

O Direito Civil é o ramo do direito que tutela as escolhas da vida privada, que divide-se em relações pessoais, familiares, patrimoniais e obrigacionais, diciplinadas pelo Código Civil.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O Direito Civil é o ramo do direito privado que regula a maior parte das relações estabelecidas entre particulares. Sendo assim, é de fundamental importância para a relação jurídica estabelecida entre eles. 

É o Direito Civil que dirá quando surge a personalidade, juntamente com a capacidade para titularizar direitos e contrair obrigações, bem como os direitos da personalidade inerentes e as formas de proteção. Ademais, regulará os bens possuídos por cada indivíduo, os negócios jurídicos que celebra e como decai ou prescreve o direito no tempo.

Além disso, tratará das formas obrigacionais, os contratos estabelecidos, os direitos daqueles que possuem relações comerciais ou empresariais, bem como direitos reais titularizados.

Rege, ainda, as relações de família e os direitos sucessórios que decorrem da morte.

Se conclui, portanto, que o Direito Civil traz a espinha dorsal do início da vida até após a morte. Já foi chamado de Constituição do Direito Privado, sendo certo que esse conceito foi muito mitigado pela Supremacia Constitucional e a constitucionalização do direito.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais