Buscar

Sobre o microscópio óptico, assinale a alternativa correta

A microscopia permite a visualização dos tecidos animais auxiliando os profissionais em vários diagnósticos, como ocorre com a biópsia. Para que seja exercida com eficácia é preciso que algumas regras sejam adequadamente seguidas. Assim, desde a coleta do material a ser examinado, a formação dos blocos de parafina, uso adequado das substâncias como corantes e conservantes, tempo correto de estufa e armazenamento dos blocos e lâminas preparadas em local apropriado são algumas exigências que somadas à uma análise criteriosa, poderá contribuir na elucidação de casos clínicos, muitas vezes até assintomáticos. Sobre o microscópio óptico, assinale a alternativa correta:
 
 
  A mesa de platina possui botões de ajuste que facilitam sua movimentação e busca da fonte de luz sob o objeto a ser analisado.
  A fonte de luz precisa estar sobre a área do objeto a ser analisado, caso contrário sua posição pode ser alterada movimentando o botão micrométrico.
  Os botões macrométrico e micrométrico permitem que a mesa de platina exerça o movimento de rotação da lâmina facilitando assim a focalização do objeto a ser analisado.
  As lentes oculares estão posicionadas na peça revólver e são em número de quatro, diferenciadas pelo grau de visibilidade que permitem.
  O microscópio é um objeto obsoleto na medicina humana atualmente, uma vez que todos os exames são realizados por um computador

💡 8 Respostas

User badge image

Edilene Souza

gtj

0
Dislike1
User badge image

Natalya Almeida

A mesa de platina possui botões de ajuste que facilitam sua movimentação e busca da fonte de luz sob o objeto a ser analisado.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Microscópio Óptico é um equipamento utilizado para observação de materiais muito pequenos e imperceptíveis a olho nu. Este equipamento é formado por várias partes, entre elas a mesa ou platina. Esta parte do microscópio recebe a lâmina para leitura e possui uma abertura para a passagem de luz que junto com as lentes reproduzirá a imagem das amostras a serem estudadas.


Associada à platina existe uma peça chamada charriot cuja função é movimentar a lâmina no plano horizontal. O charriot possui dois controladores dispostos um sobre o outro, lateralmente à platina promovendo a movimentação da peça.


O controlador de diâmetro menor permite o deslizamento da lâmina para esquerda e direita e o controlador de diâmetro maior permite o deslizamento para frente e para trás.


Assim, vemos que a mesa de platina possui vários controles (botões) que permite sua movimentação. Portanto, a alternativa correta é a alternativa A. 

Fonte: https://kasvi.com.br/ajuste-da-mesa-platina-de-microscopio/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais