Buscar

Em que consiste a impugnação da contestação?pode a parte autora juntar documentos nessa fase processual?

impugnação

💡 4 Respostas

User badge image

Thais Becho

Algumas considerações para esclarecer os procedimentos: a petição incial é o instrumento que inaugura o direito de ação e é feita pelo Autor. A Contestação é um dos meio de resposta do réu às alegações apresentadas pelo autor na Inicial, e diz-se que é o instrumento de resposta por excelência. Nesse momento o réu apresentará todas as alegações e provas para sua defesa sob pena de preclusão. Existem apenas 3 exceções ao princípio da eventualidade: quando o fato for desconhecido e superveniente poderá alegar a qualquer momento; matérias de ordem pública, como carência de ação ou caso o réu não alegue a a prescrição na contestação poderá fazê-lo a qualquer tempo.

 

A impugnação é uma modalidade de resposta e, assim  uma forma de se exercer o principío constitucional, fundamental da ampla defesa e do contraditório. Nessa peça, o Autor da lide irá refutar os fatos alegados pelo réu na contestação, é uma réplica aos fatos alegados. Na impugnação poderá o autor, para contrapor as alegações da defesa (réu), juntar novos documentos necessários, mas não poderá mudar o teor do pedido da inicial e tão pouco, desistir da demanda sem o consentimento do réu.

5
Dislike0
User badge image

Juliana Verola

Depois de contestado, se o réu alegar fatos novos que tenham o poder de modificar, extinguir ou criar novo direito, o autor poderá impugnar a nova defesa e para isso, se preciso for, poderá juntar sim documentos que comprovem a alegação, lembrando -se, é claro, que não poderá mudar o teor do seu pedido original.

1
Dislike0
User badge image

Dioclides José Maria

A impugnação consiste em contradizer qualquer fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor arguído pelo réu em sua contestação. Tal manifestação ocorre no prazo de 10 (dez) dias, sendo permitida, pelo juiz, a produção de prova documental (art. 326 e 327 do CPC).

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais