Buscar

Como micelas mistas entram no enterócito????

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para responder a pergunta devemos retomar os conceitos a cerca do processo de digestão de gorduras pelo organismo e das estruturas de absorção de nutrientes. 


A digestão de gorduras é acelerada pela ação dos sais biliares, que, secundariamente a sua natureza antipática, podem formar micelas. Estas micelas têm uma estrutura discoide formando um duplo folheto onde se combinam os sais biliares, mas também ácidos gordos, 2- monoacilglicerol, colesterol, esteróis vegetais, fosfolipídeos e lisofosfolipídeos. Ainda no lúmen intestinal, mas junto da bordadura em escova (membrana apical dos enterócitos) o ambiente é hidrofílico. O contato entre os produtos da digestão dos lipídeos (também eles lipídeos) e a membrana apical dos enterócitos só é possível quando estes produtos estão, nas micelas mistas, complexados com os sais biliares. Quando as micelas mistas entram em contacto com a membrana apical dos enterócitos, os produtos da digestão libertam-se das micelas mistas e são absorvidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais