Buscar

Define RNA e DNA.

Define RNA e DNA.

💡 5 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Ácidos nucléicos (DNA e RNA). São polímeros formados por nucleotídeos. Armazenam, transmitem e transcrevem a informação genética. São componentes das organelas celulares. Existem 2 tipos básicos: O ácido desoxirribonucléico (DNA ou ADN); O ácido ribonucléico (RNA ou ARN);

A molécula de DNA é constituída por dois filamentos enrolados, um ao redor do outro, na forma de “dupla-hélice.” Os filamentos estão unidos por Pontes de Hidrogênio.As bases púricas sempre se ligam as bases pirimídicas: Exemplo: Adenina – Timina (A – T) 2 pontes de hidrogênio Guanina – Citosina (G – C) 3 pontes de hidrogênio. Presente no núcleo das células eucarióticas,
mitocôndrias e cloroplastos; Presentes no citoplasma das células procarióticas; Nas células germinativas e no ovo fertilizado: dirige  todo o desenvolvimento do organismo, a partir da  informação contida em sua estrutura; É duplicado cada vez que a célula somática se divide.

O RNA é uma molécula intermediária na síntese de proteínas, ela faz a intermediação entre o DNA e as proteínas. Ele é formado por uma cadeia de ribonucleotídeos, que, por sua vez, são formados por um grupo fosfato, um açucar (ribose), e uma base nitrogenada.  Esses ribonucleotídeos são ligados entre si através de uma ligação fosfodiéster entre o carbono 3' do nucleotídeo de "cima" e o carbono 5' do nucleotídeo de "baixo".  Os principais tipos de RNA são os RNAs mensageiros (mRNAs), os transportadores (tRNAs) e os ribossomais (rRNA). Os RNAs mensageiros são aqueles que codificam as proteínas e que devem ter seus códons lidos durante o processo de tradução. Os RNAs ribossomais fazem parte da estrutura do ribossomo, junto com diversas outras proteínas e são eles que catalisam a ligação entre dois aminoácidos na síntese de proteínas. Os RNAs transportadores são aqueles que fazem a conexão códon-aminoácido pois carregam um aminoácido específico de acordo com seu anticódon (complementar ao códon do mRNA). É interessante notar que, por ser uma fita simples, o RNA pode formar pontes intracadeia, o que faz com que ele possa ter uma infinidade de arranjos tridimensionais, importantes em sua função.

As principais diferenças entre o RNA e o DNA são sutis, mas fazem com que o último seja mais estável do que o primeiro. O RNA é formado por uma fita simples, o açúcar de seu esqueletoé a ribose e uma de suas bases pirimídicas (de anel simples) é diferente da do DNA. Ele possui Uracila ao invés de Timina.

8
Dislike0
User badge image

Deirijane Sousa

São ácidos nucleares que possuem em sua composição o acúcar ribose (RNA ou ácido ribonucléico) ou a desoxirribose (DNA ou ácido desoxirribonucléico). Outra diferença é que o RNA possui a base nitrogenada uracila e o DNA posssui a base timina em vez da uracila. 

3
Dislike0
User badge image

Josilene Souza

DNA RNA são siglas de substâncias químicasenvolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos; são ácidos nucléicos encontrados em todas as células humanas.

De acordo com a biologia, o DNA faz o RNA, que faz proteína (embora existam exceções os retro vírus, como o vírus da Aids). A informação contida no DNA, está registrada na seqüência de suas bases na cadeia, que indica outra seqüência, a de aminoácidos substâncias que constituem as proteínas. O DNA não é o fabricante direto dessas proteínas; para isso ele forma um tipo específico de RNA, o RNA mensageiro. O código genético, está no DNA, no núcleo das células, , já as proteínas ficam no citoplasma celular, para onde se dirige o RNA mensageiro.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais