Buscar

qual a diferença morfologica entre a T. solium e a T. saginata?

💡 4 Respostas

User badge image

Luara Lima

Ambas possuem escólex (cabeça), colo (pescoço) e estróbilo (com proglote madura, jovem e grávida). O comprimento diferencia, onde a T. saginata é maior (4-12mt) e T. solium (1,5-4mt).


Segundo Reis (livro Parasitologia 4ª Edição), A principal diferença está no escólex, onde a T. solium possui acúleos (semelhante a espinhos) que formam duas coroas, superior e inferior. or faltarem os acúleos no escólex de T. saginata, ela é também conhecida por tênia inerme e isso constitui um dos mais importantes caracteres distintivos entre essa espécie e a T. solium.

Alguns detalhes estruturais permitem distinguir a T. solium da T. saginata, quando se examina uma proglote madura. Além da diferença no número de massas testiculares,  T. saginata apresenta, na vagina, um esfíncter musculoso em sua porção inicial, junto ao átrio genital, que não existe na vagina de T. solium. Por outro lado, esta costuma apresentar um lobo ovariano acessório que não se vê na T. saginata.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Taenia saginata é um verme parasita da classe Cestoda, cujas formas adultas vivas nas primeiras porções do intestino delgado de seres humano. Produz uma doença chamada teníase, e cuja fase intermediária é em gado gado, o que produz uma infestação geralmente assintomática, localizado nos músculos do animal.

Taenia solium, possui praticamente todas as caracteristicas da Taenia saginata porem porcos são hospedeiros intermediários do parasita. Os úteros de Taenia saginata, os úteros de T. solium só têm cinco a dez ramos de cada lado e também temos que a Taenia solium não possui ganchos em seu rostelo, já a outra possui quatro ventosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais