Buscar

Cite e explique dois casos de utilização prática em engenharia para cada uma das leis a seguir: lei de Ampère, lei de Faraday e lei de Lenz.

Cite e explique dois casos de utilização prática em engenharia para cada uma das leis a seguir: lei de Ampère, lei de Faraday e lei de Lenz. 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Utilização prática da Lei de Faraday:

Definição = Ela prevê como um campo magnético interage com um circuito elétrico para produzir uma força eletromotriz — um fenômeno chamado de indução eletromagnética.

Aplicação = Motores Elétricos

Utilização prática da Lei de Ampere

Definição = No eletromagnetismo clássico, a lei de Ampère permite calcular o campo magnético a partir de uma distribuição de densidade de corrente elétrica J ou de uma corrente elétrica  I

Aplicação = Cálculo de campos magnéticos em estruturas como: Cabos coaxiais, solenóides e toróides.

Utilização Lei de Lenz

Definição = Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte.

Aplicação = De acordo com a Lei de Lenz não é possível gerar energia elétrica sem que antes tenha sido realizado algum trabalho, apoiando-se nisso muitos pesquisadores buscaram soluções visando uma otimização no aproveitamento das formas de energia, especialmente buscando minimizar as perdas. Desta forma, desenvolveram-se cada vez mais os métodos de produção de energia, e ainda criaram-se outros mais eficientes.

2
Dislike0
User badge image

Luan Henrique

Creio que na engenharia não seja possivel aplicar apenas uma destas leis para uma utilizaçao pratica. Motores, geradores, bobinas, eletroímãs, indutores, instrumentos e etc; todos necessitam do entendimentos delas para o seu funcionamento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais