Buscar

Como calcular o teorema de bolzano?

💡 2 Respostas

User badge image

Filipe Alves

http://www.explicamat.pt/explicacoesonline12ano/mat_12_periodo2/teorema_bolzano_t1.html

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Bernard Bolzano nasceu em Praga, tendo sido reconhecido como filósofo, matemático e sacerdote. No domínio da matemática, foram importantes os seus contributos dados nas teorias das funções. Na época, alguns conceitos relacionados com continuidade e derivabilidade ainda não estavam completamente esclarecidos e Bolzano teve um papel importante nessa clarificação. O Teorema de Bolzano também conhecido por “Teorema dos Valores Intermédios” ou ainda por “Teorema de Bolzano-Cauchy” é muito usado na matemática por causa do seu corolário que permite verificar a existência ou de não de zeros numa função contínua num intervalo. O teorema refere o seguinte:
Se f é uma função contínua num intervalo [a,b], qualquer que seja o valor k compreendido entre f(a) e f(b), existe pelo menos um valor c compreendido entre a e b tal que f(c)=k. Os corolários deste teorema são:

- Uma função real de variável real contínua aplica intervalos em intervalos.
- Se f é uma função contínua de [a,b] em R e se f(a) e f(b) têm sinais opostos, logo existe pelo menos um número real c entre a e b tal que f(c) = 0.[1]
- Teorema dos pontos antipodais: Em qualquer círculo máximo em torno da Terra sempre há pontos antipodais de mesma temperatura, pressão ou elevação.

 

Fonte: https://www.matematica.pt/aulas-exercicios.php?id=53

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais