Buscar

QUAL A ESCALA MAIS ADEQUADA PARA REPRESENTAR UM TERRENO COM DIMENSÕES 5 X 4 KM EM UM FORMATO DE PAPEL COM ÁREA ÚTIL PARA DESENHO DE 17 X 16 CM.

💡 3 Respostas

User badge image

Bruno Fernandes

1:30000

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Escala: É representada por uma planta topográfica nunca é feita em verdadeira grandeza. Imagine um desenho topográfico de uma cidade sendo feito em folhas no tamanho real. Gastaríamos milhões de folhas. Portanto, é adotada uma redução gráfica que chamamos de escala. A escala é a relação entre a representação gráfica de um objeto e sua dimensão no terreno, dada na forma de fração.


Escalas em desenho topográfico

Para maior facilidade e precisão gráfica, costuma-se utilizar as escalas decimais cujos denominadores são 100, 200, 500, 1000, etc. Por exemplo, numa escala 1:200, tem-se as seguintes relações:

É importante ressaltar que os tamanhos de folhas mais utilizados para a representação da superfície terrestre seguem as normas da ABNT, que variam do tamanho A 0 (formato básico utilizado internacionalmente) ao tamanho A6

fonte:https://www.escolaengenharia.com.br/nocoes-basicas-de-topografia/

0
Dislike1
User badge image

Adriano Silva

1/100.000
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais