Buscar

Qual a diferença entre litisconsorcio e assistencia ?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Litisconsórcio é a pluralidade de partes litigando em um processo, isto acontece quando há um acúmulo de sujeitos no polo ativo e passivo em um processo, o artigo 113 do CPC 2015 dispõe as situações em que o litisconsórcio pode se formar. Já a assistência é uma das formas de intervenção espôntanea de terceiro na relação processual já existente, esta é regulada pelo artigo 119 do mesmo diploma legal.

2
Dislike0
User badge image

igor oliveira de assis

Apenas simplificado a resposta do colega anterior, o Assistente ingressa na lide para "ajudar" o assistido, pois possui interesse econômico no sucesso da parte que está ajudando, como por exemplo, uma seguradora que assiste o seu segurado para que prove o dever da outra parte em ressarcir os prejuízos causados. Já o litisconsórcio acontece quando há uma pluralidade de partes em algum(uns) dos polos da ação, sendo que a decisão afetará a todos os litisconsórcios envolvidos (importante lembrar que não necessariamente a decisão será igual para todos, mas inevitavelmente afetará a todos).

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O litisconsórcio está definido no art.113 do NCPC, a saber:

Art.113 Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:

I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;

II - entre as causas houver conexão pelo pedido ou pela causa de pedir;

III - ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito.

§ 1º O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.

§ 2º O requerimento de limitação interrompe o prazo para manifestação ou resposta, que recomeçará da intimação da decisão que o solucionar.

A assistência está definida como tipo de intervenção de um terceiro no processo, de acordo com os artigos 119 e 120 do NCPC.

Art. 119. Pendendo causa entre 2 (duas) ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado em que a sentença seja favorável a uma delas poderá intervir no processo para assisti-la.

Parágrafo único. A assistência será admitida em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontre.

Art. 120. Não havendo impugnação no prazo de 15 (quinze) dias, o pedido do assistente será deferido, salvo se for caso de rejeição liminar.

Parágrafo único. Se qualquer parte alegar que falta ao requerente interesse jurídico para intervir, o juiz decidirá o incidente, sem suspensão do processo.

Existe ainda a figura do assistente litisconsorcial, definida pelo art. 124 do NCPC, ao dispor:

Art. 124. Considera-se litisconsorte da parte principal o assistente sempre que a sentença influir na relação jurídica entre ele e o adversário do assistido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais